Dicas...
▼
quarta-feira, 28 de julho de 2010
Bikini tricolor pour moi
Tinha lá por casa umas pontas de fio de algodão amarelo torrado e castanho, que sobraram de quando fiz uma camisola que me encomendaram há uns 3 anos. Lembrei-me de fazer o topo de um bikini com essas cores e com um bocado de branco (que "roubei" à minha cunhada). E este foi o resultado!
A parte de baixo do bikini em crochet não acho que seja muito prática para quem gosta de se mexer na praia, a andar ou a jogar raquetes ou seja o que for, mesmo que se coloque elásticos, por isso, comprei uma numa loja em castanho baratinha et voila! Já tenho um novo bikini para este Verão, económico e único vamos lá ver se tenho oportunidade para o usar...
segunda-feira, 19 de julho de 2010
Camisola "cão" para o Dani
Desta vez quem recebeu um miminho foi o Dani (um dos meus sobrinhos emprestados hehehe), que fez 4 anos na semana passada.
A ideia da camisola foi inspirada mais uma vez num catálogo de venda de roupa, com algumas alterações, entre elas o facto de ser bicolor.
para + tarde recordar...
material
3 novelos de cor azul e 4 beges de fio Miltons/Miltons;
agulhas 4,5 mm (canelados) + 5,5mm de tricot e agulha 4,5 mm de crochet
7 botões azuis.
manga 40m, 6 nós de canelado 2/2
Trança centrada na manga: 1 liga, 6 meia, 1 liga (pelo direito); torce as 6 malhas centrais (3/3) a cada 6 nós
Escala de aumentos: aumento com 2 nós de intervalo, até 27m de cada lado da trança; seguir a direito até 36 nós depois do punho
Cava: mates marcados de 2 até 14m (2m eliminadas no inicio da cava + 11 mates marcados)
costas/frente 70m, 6 nós de canelado 2/2 o resto liso
36 nós a direito e na cava salta-se o primeiro mate marcado
Na frente depois de 2 mates marcados, canelado 1/1, com uma volta falsa, com 7 malhas (3 delas aumentadas no meio de 4 originais) de modo a dar consistência para fazer as casas para os botões.
Nas mangas depois de 3 mates marcados (pq nas mangas não se saltou mates), duas carreiras em ponto baixo (crochet) para dar espaço para os botões.
colarinho 4 nós de canelado 2/2 com as casas nas frentes na 5ª carreira com 3m para a margem.
O boneco foi primeiro desenhado em papel vegetal, preso com alfinetes no sitio da camisola onde ia ficar, depois bordou-se em ponto pé-de-flor apanhando o papel e a camisola, rasgou-se fora o papel e voilá!