Dicas...

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Camisola Schachenmayr





















Mais um trabalho para a mestra, um modelo Schachenmayr 2116 pullover que se fez surpreendentemente rápido e que aspecto bem elegante para um peça feita com um fio grosso.

para mais tarde recordar...

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Top assimétrico "ajour" zigzag - 2ª edição




A minha mãe encomendou-me uma camisola para oferecer, mas na grande aventura que é escolher algo para fazer com a minha mãe, acabámos por optar por repetir um modelo que já tinha feito para mim há uns tempos e que ela gostou muito, inclusive da cor.
A vantagem é que foi um trabalho para o qual já tinha uma ideia das contagens, foi só tirar na largura, porque a pessoa para quem vai é mais estreita que eu.
Oops, esqueci-me de tirar foto à segunda edição deste top... Mas como o fio é igual, só tirei malhas à largura, fica a foto da primeira edição para dar uma ideia...

para mais tarde recordar...

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Wrap top


Estava a pensar fazer um agasalho levezinho para usar por cima de tops de Verão, naqueles dias em que de manhã e ao final do dia já não é tão quente. Primeiro pensei em fazer umas mangas, mas não me decidi por nenhum modelo.

Depois encontrei este modelo da Lana Grossa e achei que, como básico, funcionava muito bem. Ou seja, não tem um padrão ou um feitio que choque com outras peças de roupa.
Sendo que ao mesmo tempo tem uma ideia de construção que dá um efeito interessante e que cria um desafio em relação ao próprio projecto.
Usei um fio que tinha, mais fino que o indicado de modo a ficar uma peça não muito quente.
E cá estamos com a peça nos "finalmentes", que dizem? Catita, né? A única coisa que mudava se o fizesse novamente era dar mais uns cm de altura, porque o enrolar natural do ponto meia rouba um bocado de altura.

para mais tarde recordar

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Vestido REBECCA

Escolhi este vestido como projecto para as minhas férias. É um modelo tirado da revista Rebecca #45. 

Imaginei que desse uma trabalheira, mas eu de vez em quando preciso destes desafios... até parece que procuro alhadas onde me meter :D
Mas até correu melhor e mais rápido do que o que eu estava à espera, por isso, 5*!

Só alterei o remate para umas carreiras em mousse em vez do picot em crochet e ajustei à minha escala, de resto mantive a ideia do modelo original.

E o que dizer quanto à foto... a que me tiraram, eu a fazer o bonito para a foto, não saiu nada de jeito. A que me tiraram a fazer a pose maluca, até ficou engraçada e por isso foi a seleccionada!


para mais tarde recordar...







material
fio meadas 210 gr
agulhas circulares 4mm

receita
O vestido é feito em circular até às cavas.
base
308m, 4 nós em mousse e depois segue em meia.
Após 3 nós, inicia o esquema (308 m = 22 m x 14 repetições).
Segue como o esquema até a carreira 49, depois em vez de 14 nós, deixa-se 21 nós de intervalo entre sequências de mates e faz-se mais uma sequência de modo a ficar com 12 malhas (x14).
Deixa-se 19 nós de intervalo antes de começar as carreiras do esquema relativas ao V final (carr115 a 123 - faz 2 vezes)
Segue mais 3 nós a direito até à cava.
Dividem-se as malhas: 83 para as costas e 85 para a frente (de modo aos desenhos ficarem centrados).

costas
escala de mates cava : 4,3,2,1,1,(0)x29
escala de mates ombros: (4)x3, 3
escala de mates decote: 12/13, 2, 1
frente
escala de mates cava : 5,3,2,1,1,(0)x29
escala de mates ombros: (4)x3, 3
escala de mates decote (início5 nós após início da cava): 5/6, 4, 3, 2, 1

acabamento decote e cavas
3 nós de mousse (incluindo remate)

Podem encontrar o esquema e as explicações originais aqui.





sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Vestido zig-zag tricolor




















Mais uma vez andava eu à procura de um projecto e como a sobrinha está quase a fazer anos, decidi fazer-lhe um vestido para o Verão!

Andei de volta dos fios que tenho comprado no mercado em promoção à procura de um que tivesse quantidade suficiente e em cores que agradasse o olho crítico da cachopa.
Gostei destas 3 cores juntas e numa revista que a minha mestra tinha comprado por esses dias, encontrei este modelo de túnica que podia ser adaptado para um vestido tricolor.

Acrescentei umas mangas curtas et voilá!


para mais tarde recordar...