Dicas...

sábado, 20 de novembro de 2021

Cheeky Soaker

 

No Inverno passado, tive um pedido para fazer uns cueiros e o modelo pedido foi o Cheeky Soaker da Megan Christensen. 

Claro que tive de fazer ajustes para o fio e para o tamanho desejado e depois algumas alterações só porque achei que eram melhorias ao original e tenho a mania que percebo da poda. 😜

O miúdo ficou a nadar lá dentro, porque as medidas que a mãe me deu era a contar que o fio encolhesse a lavar, que não foi o caso, mas tirou uma foto todo contente a fazer músculo.


para mais tarde recordar...

material

fio Rosários 4 / Terra

- 74 gr. (126 m) #16 bordeaux

- 84 gr. (143 m) #8 cinzento

agulhas 4.5 e 5 mm

receita

Podem encontrar a  receita original gratuita aqui.

A minha versão:

corpo 

Com agulhas 4.5 e fio vermelho, montar 128 malhas e, tendo cuidado para não torcer as malhas, unir em circular. 

Seguir 10 nós em canelado 1/1 (a começar com 1 meia). 

Trocar para agulhas 5.5 e fio cinza e trabalhar: 49 meia, colocar marcador, 1 liga, 3 meia, (1 liga, 1 meia)×3, 1 liga, 3 meia, 1 liga, colocar marcador, repetir uma vez. 

Seguir com este padrão total de 6 nós cinza, 3 vermelho, 4 cinza, 3 vermelho, 2 cinza. 

German short rows para dar espaço para o rabo 

Seguir em cinza, meia até marcador, virar, criar ponto duplo, liga até início carreira, virar, criar ponto duplo, meia até 5 malhas antes do marcador, virar, criar ponto duplo, liga até 5 malhas antes de início de carreira, virar, criar ponto duplo, meia até marcador, trabalhando o pontos duplos. Trabalhar como se apresentam 9 malhas, virar. 

Tricotar até início de carreira e depois 9 malhas, trabalhando as malhas como se apresentam. Novo início de carreira, trabalhar em idas e voltas e tirar as 51 malhas da frente para fio auxiliar. 

Carreira de set up para o entrepernas: 

1 meia, (1 meia, 1 liga)×2, 3 meia, 1 liga, (2 meia, 2 ligas)×6, trabalhar a malha seguinte 2 vezes (primeiro na carreira de baixo e depois na actual=2 meia), (2 liga, 2 meia)×6, 1 liga, 3 meia, (1 liga, 1 meia)×2, 1 meia = 68 malhas 

Seguir 15 nós a direito, trabalhando as malhas como se apresentam. 

De seguida, fazer 8 nós de diminuições, pelo direito: 1 meia, mate à esquerda, trabalhar como se apresentam até 3 antes do fim, mate à direita, 1 meia. = 52 malhas 

Seguir 14 nós a direito, trabalhando as malhas como se apresentam. Ao completar o 15° nó, unir cerzindo às 51 malhas centrais da frente “comendo” uma malha (ficam 5 malhas de cada lado) 

Pernas 

Com agulhas 4.5 e fio vermelho, montar 61 malhas e trabalhar as 5 malhas que ficaram do corpo e seguir em circular mais 9 nós em canelado 1/1. Rematar soltinho.

sábado, 6 de novembro de 2021

FLORALLY: test knit


Uma das designers que acho mais interessantes tanto pela construção das peças, como pelo impacto visual das mesmas, é a Alfa knits. 

Tenho a sorte de ser aceite para muitos testes e assim, tenho diversas obras de arte no meu armário. A mais recente é esta, o Florally pullover! Deu muito trabalhinho, mas o resultado ficou espectacular!

para mais tarde recordar...

material

agulhas 2.5 e 3.0 mm

fio Angora Brancal_tipo

- 9 gr. (40 m) #lilás claro

- 230 gr. (1013 m) #violeta

- 83 gr. (366 m) #roxo

receita

Podem encontrar a receita original aqui. Segui a receita para o tamanho L, excepto para fazer as mangas e foram estas as modificações:

mangas

Montei 3 malhas por cada 4 carreiras na cava = 112 malhas

Fiz carreira de diminuições a cada 8ª carr (×10) = 92 malhas

Depois fiz carreira de diminuições a cada 6ª carr (×7) = 78 malhas

Iniciei o trabalho de cores (gráfico D, tamanho XS e S), mas continuei com a carreira de diminuições a cada 6ª carr =72 malhas.

Ao iniciar o canelado torcido, fiz uma última carreira de diminuições = 70 malhas. 

Segui com o canelado um total de 14 nós, antes de rematar como se apresentavam (=ao que fiz no corpo)