Dicas...

sábado, 26 de fevereiro de 2022

Réplicas de outros tempos - as calças

Pediram-me para fazer uma réplica de um fato que um pai usou quando bebé, para o filho usar agora.

Quanto às calças, fi-las abertas entre pernas para serem mais praticas e acrescentei carreiras curtas atrás para dar mais espaço para o rabo do catraio.



para mais tarde recordar...

tamanho: 9 meses


materiais

agulhas 4 mm

100 gr. BMG Affinitas Baby #620 Turquoise

9+2 botões  turquesa


receita

Com agulhas 4 mm, montar 4+4 usando Judy’s magic CO, 4+4 malhas e trabalhar 1 carreira em meia.

carr. aumentos

1ª metade: 1 meia, aumento à direita, meia até 1 malha do fim, aumento à esquerda, 1 meia.

2ª metade = 1ª metade.

Continuar com aumentos, carreira sim, carreira não até ficar com 16+16 malhas (6 carreira de aumentos)

Trabalhar 10 nós em meia antes de fazer o calcanhar.


calcanhar

Virar para o avesso e

carr curta 1 duplo ponto (German Short row), 31 liga, virar

carr curta 2 duplo ponto (German Short row), meia até ponto duplo, virar

carr curta 3 duplo ponto (German Short row), liga até ponto duplo, virar

Repetir carr 2 e 3 até ficar com 6 malhas ao centro (5 pontos duplos de cada lado), meia até ao final da carreira, trabalhando os pontos duplos.

Trabalhar em meia as 32 malhas do topo e depois novamente no calcanhar

carr curta 1 12 meia (5 pontos duplos + 6 centrais + 1), virar

carr curta 2 duplo ponto (German Short row), 7 liga (6 centrais + 1), virar

carr curta 3 duplo ponto (German Short row), meia até ponto duplo, trabalhar o ponto duplo, 1 meia, virar

carr curta 4 duplo ponto (German Short row), liga até ponto duplo, trabalhar o ponto duplo, 1 liga, virar.

Repetir carr 3 e 4 até ficar só com um ponto duplo.


perna

Manter as agulhas, mas passar a canelado 1/1 (começar com meia), distribuindo 6 aumentos da seguinte forma: (8 malhas, aumento)x2, (4 malhas, aumento)x4

Ficamos com 38 malhas, 17 na frente e 21 atrás.

Seguir 3 nós a direito antes de abrir para o entre pernas.

No pé direito, virar o trabalho e montar 3 malhas, seguir em canelado até ao fim. Virar o trabalho e montar 2 malhas, seguir em canelado até ao fim.

Nota: aumenta-se 3 malhas na orla que fica para trás e por baixo e 2 malhas na orla que fica para a frente e por cima

Trabalha-se mais uma carreira e coloca-se um marcador por orla de 5 malha e na seguinte, pelo direito, faz-se uma carreira de aumentos.

carr. aumentos: trabalhar até marcador, passa marcador, aumento à esquerda, trabalhar até marcador, aumento à direita, passar marcador, trabalhar 5 malhas.

Repetir mais 3 vezes a carreira de aumentos a cada 8ª carreira e depois mais 9 a cada 4ª carreira = 13 carreiras de aumento = 13×2=26 malhas aumentadas.

Fazer a 1ª casa a par na 2ª carreira de aumentos e depois deixar 6 nós de intervalo entre casas para um total de 4 casas.

Trabalhar mais um nó em cima do último aumento. Colocar em espera.

Na perna esquerda, antes de abrir para o entre pernas, trabalhar as 17 malhas da frente. De resto fazer igual à direita. Uma perna deve ficar com menos uma carreira que a outra


corpo

Juntar as 2 pernas, direito com direito e trabalhar com o fio da perna que tiver menos uma carreira (esquerda) e usando o remate das 3 agulhas matar as 5 malhas de orla de uma e outra perna (sobra uma malha na agulha, que vamos usar para acertar o canelado 1/1).

Seguir a trabalhar a perna que tinha menos uma carreira até chegar a 5 malhas do fim (será este fio que vai seguir em circular).

Usando o fio da outra perna, rematar as 5 malhas de orla de uma e outra perna, fazendo mais uma casa (mata 2 juntas, mata 4 juntas, um ponto cordão crochet, mata 2 juntas e mata 2 juntas (mais uma vez sobra uma malha na agulha, que vamos usar para acertar o canelado 1/1). Cortar este fio e voltar a pegar no outro.

Ficamos com 120 malhas. Colocar marcador de início de carreira e de meio da carreira na outra união, 60 malhas para cada lado, sendo que as malhas que sobraram dos 2 remates são as malhas centrais para a as costas e para a frente respetivamente.

Seguir em circular 5 nós em canelado 1/1.

Fazer uma carreira com volta falsa: tricotar até meio das costas e seguir 29 malhas além da malha central, virar o trabalho e fazer ponto duplo (german short row), tricotar até meio das costas e seguir 29 malhas além da malha central, virar o trabalho e fazer ponto duplo (german short row), completar a carreira trabalhando o ponto duplo quando ele se apresentar.

(Trabalhar 5 carreiras e repetir a carreira com volta falsa, mas com 24 malhas em vez de 29.)×3

Trabalhar 5 carreiras e e repetir a carreira com volta falsa, mas novamente com 29 malhas (com estas 5 carreiras com volta falsa, aumentamos a zona do rabo 5 nós em relação à frente).

Trabalhar mais 14 carreiras a direito. Na carreira seguinte, fazer as casas: trabalhar até 16 malhas antes da malha central das costas, mate, laçada, trabalhar 29 malhas, laçada, mate, tricotar até ao final da carreira.

Seguir a direito mais 4 carreiras e na carreira seguinte rematar as costas e separar o peito: tricotar 30 malhas (a central +29), rematar 61 malhas, como se apresentam e tricotar até ao final da carreira. Retirar o marcador e trabalhar as malhas seguintes (daqui em diante trabalha-se em idas e voltas).=59 malhas


peito

Continuar a trabalhar em canelado 1/1 no peito.

Na carreira seguinte (avesso), colocar marcadores nas 2 orlas a 10 malhas.

Fazer uma carreira de diminuições: tricotar 10 malhas, passar marcador, mate à esquerda, tricotar até 2 malhas antes do marcador, mate à direita, passar marcado, tricotar 10 malhas.

Repetir a carreira de diminuições a cada 2º nó, até 10 diminuições e ficar com 39 malhas (10+19+10).


tiras

Rematar as 17 malhas centrais e seguir com as 11 malhas de orla de cada lado (eu usei 2 novelos e trabalhei as 2 tiras em simultâneo).

Trabalhar um total de 60 nós e rematar como se apresenta.


acabamento

Aplicar os botões na direção das casas.

sábado, 12 de fevereiro de 2022

Camisola coração 💗

Há uns tempos atrás, uma amiga desde os tempo de universidade, pediu-me para fazer uma camisola para ela oferecer à sobrinha, mas na altura, com lojas fechadas e povo em confinamento, ficou tudo em águas de bacalhau. Agora voltámos à carga, mas em vez de comprar fio novo, ela pediu-me para reciclar o fio de algumas peças que ela não dava uso. 

Uma dessas peças foi um casaco rosa coral da miúda, mas que tinha deixado de servir. Como a minha amiga não é fã de cores suaves, a ideia inicial era só aproveitar o coral para acrescentar numa base mais forte. 

Mas como ainda tinha uma boa quantidade de fio coral, pensei que podíamos fazer uma gestão diferente e optar por um modelo que nos desse mais jogo de cintura. Sugeri uma variação ao modelo Phildar 667-T16-374, ou melhor dizendo, uma camisola totalmente diferente, mas a aproveitar a ideia do coração em jaccard. 

Para render num peça maior, sugerir começar por cima com a cor contraste e depois seguir com o corpo e mangas no coral até acabar e, se necessário, acrescentar apontamentos na base na outra cor. A escolha da cor contrate recaiu num fio castanho que se comparava em textura e grossura e que a cor combinava bem com o rosa. 

O jaccard obrigou a que seguisse em idas e voltas até terminar o coração e aproveitei isso para criar uma abertura no decote, já que, há miúdos que são mais esquisitos com as camisolas a passar na cabeça.

para mais tarde recordar...

tamanho: 4 anos

material

agulhas 2.5 e 3.5 mm

agulha crochet 3 mm

161 gr fio reciclado rosa (sobraram 15 gr)

45 gr Laines du Pingouin Pingo douceur 4 #Etain

3 botões rosa

amostra

25 malhas × 37 carreiras = 10 cm em meia

receita

encaixe

Com fio castanho e agulhas 2.5 mm, montar 84 malhas e seguir 5 nós em canelado 1/1.

Trocar para agulhas 3.5 mm e seguir em meia.

Carreira pelo avesso: liga

Carreira pelo direito: 2 meia, aumento à esquerda, *seguir em meia até uma malha antes do marcador, aumento à direita, 1 meia, passa marcador, 1 meia, aumento à esquerda. Repetir desde * 2 vezes, seguir em meia até 2 malhas do fim, aumento à direita, 2 meia.

Na primeira carreira (em liga), colocar marcadores: 1° após 30 malhas (frente +1 orla), 2° após mais 12 malhas (manga direita), 3° depois de mais 29 malhas (costas), últimas 13 malhas (manga esquerda +1 de orla).

Carreiras curtas para o decote, a começar 2ª carreira (pelo direito): Não esquecendo de fazer os aumentos como descrito acima, seguir até uma malha a seguir ao 3° marcador, virar e ponto duplo, repetir e virar malha a seguir à do ponto duplo 2 vezes e na seguinte vez na 2° malha a seguir ao ponto duplo e na seguinte na 3° malha a seguir ao ponto duplo. Na carreira seguinte, fazer uma carreira completa pelo direito. Trabalhar 3 malhas, virar e fazer ponto duplo. E fazer como o outro lado, mais 2 vezes a seguir e depois à 2° e depois à 3°.

Seguir em meia, como estabelecido e iniciar o coração “grande” na 16° carr a contar no decote e na primeira carreira depois de terminar o coração, seguir a trabalhar em circular eliminando as 2 malhas de orla, ao unir o trabalho. Gráfico do "coração" aqui.

Seguir até ficar com 68 + 85 + 68 + 85 = 306 malhas

separação das mangas do corpo

Com outro novelo, kfb, meia até 1 malha antes do próximo marcador, kfb = 70 malhas.

Deixar as restantes malhas em espera e trabalhar estas malhas em idas e voltas, para a manga esquerda.

manga

Seguir em meia 5 nós a direito e depois fazer uma carreira de diminuições e repetir a cada 8ª carreira até ficar com 52 malhas (total 9 diminuições).

Carreira de diminuições (pelo direito): 1 meia, mate à esquerda (ssk), seguir em meia até 3 malhas do fim, mate à direita (k2tog), 1 meia.

Trocar para agulhas 2.5mm e distribuindo 4 mates na primeira carreira (=48 malhas), seguir 6 nós em canelado 1/1. Trocar para fio castanho e seguir mais 3 carr. em canelado 1/1. Rematar como se apresentam.

corpo

Retomar o fio anterior e seguir com as malhas das costas até ao próximo marcador. Com outro novelo, kfb, meia até 1 malha antes do próximo marcador, kfb = 70 malhas. Deixar as restantes malhas em espera e trabalhar estas malhas em idas e voltas, para a manga direita.

Retomar o fio do corpo e trabalhar as malhas da frente. Seguir em circular e em meia 17 nós.

Trocar para agulhas 2.5 mm e seguir 6 nós em canelado 1/1. Trocar para fio castanho e seguir mais 3 carr. em canelado 1/1. Rematar como se apresentam.

Abertura do decote

Coser a cava até à troca de cor.

Com agulhas 3.5 mm e fio castanho montar do lado da frente 36 malhas. Seguir 2 carreiras em canelado 1/1. Na 3° carreira (pelo avesso), fazer as casas. Trabalhar mais 3 carreiras e rematar.

carreira das casas: trabalhar 1 malha, (mate, laçada, 10 malhas)×2, mate, laçada, 9 malhas. 

Do lado da manga e com agulha de crochê 3mm, fazer uma carreira de ponto baixo, num rácio de 2 pontos, salta uma carreira.