sábado, 11 de junho de 2022

Tricot'Aveiro, grinalda

Pensou-se inicialmente acrescentar uma moldura de quadrados à manta 2.0 a lembrar azulejos, mas achou-se que ficaria esteticamente muito pesada. 

Decidiu-se que a manta estaria bem como estava, acrescentando flores coloridas de crochet para dar um pop de cor e assim, também o crochet ficaria representado no nosso estandarte.

E agora o que fazer aos quadrados que já tinham sido feitos?

Tive a ideia de aproveitar os quadrados para fazer uma grinalda para também usar nas nossas saídas, sempre que tivermos onde a pendurar.

Optei por fazer uma faixa para "tricot'" e outra para "Aveiro". Decidi fazer as 2 com a mesma dimensão na ideia que faria faixas a dobrar para ficar bidimensional.

Quando aos quadrados, decidi juntá-los 2 a 2, base escura e base clara e pendura-los alternados com a base das letras.


para mais tarde recordar...

material

agulhas 5 mm

agulha crochet 4 mm

80 gr de DMC/Knitty 4 #812 branco

80 gr de DMC/Knitty 4 #971 azul escuro

32 gr de Laines du Pingouin/PINGO CROCHET  #clementine

receita

Podem encontrar a receita para estes e outros quadrados aqui, modelo 168 | Capuccino Poncho
da Rosários4.

quadrados (4×base clara+ 4×base escura)

Montagem de 27  malhas com a cor principal, uma carreira de meia e uma de liga. 

Juntar o fio da cor contraste e seguir com o gráfico escolhido (2 malhas orla + 23 gráfico + 2 orla), prendendo o fio da CC nas laterais.

Com a CP trabalhar uma carreira em liga e uma em meia.

Rematar.

Remate posterior dos quadrados para prender à corda

Primeiro, com laranja, montei as malhas no topo de um quadrado e segui 5 carreiras em meia. Depois uni essas malhas pelo direito, passando a corda pelo meio, às malhas do topo desse quadrado, e ainda às malhas do topo do quadrado que escolhi para o verso (um pouco mais complicada esta união, mas não quis estar a desmanchar os remates). Com o fio e agulha 3.5 mm de crochet, segui com o remate, 1 meio ponto, 1 ponto cordão, por cada nó nas laterais e malha sim, malha não na base. 

Tanto a união no topo, como este remate de crochet fica com lados distintos, por isso escolher começar com os quadrados com a cor base que se quer para o lado direito.


faixas (1 Tricot'/Aveiro + 1 Aveiro/Tricot')

Montei provisoriamente 90 malhas com o fio escuro e fiz 4 carreiras mousse e depois segui em meia com 3 malhas de orla em mousse 15 nós. 

Usei o branco e bordei tudo menos os novelos.


Retomei as malhas da montagem, com o fio laranja segui 3 nós em meia e uni novamente à carreira de montagem, criando 1 tubo. 

Segui depois com o fio branco e a intenção era reproduzir o que se tinha feito com o azul, mas o fio branco revelou-se menos. Assim desmanchei e não fiz as carreiras só em mousse e segui directamente em meia com as orlas em mousse 13 nós (não deu mesmo para mais) e completei o lado com o fio laranja, 2 nós em meia com as orlas em mousse. 

Bordei então as letras azuis no fundo branco e os novelos dos dois lados a laranja.

Com o fio laranja, segui mais 3 nós em meia e colocando já a corda no meio, uni pelo avesso os 2 lados à primeira carreira destes 3 nós, formando um tubo já com a corda.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...