segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Casaco menina com bolsos em forma de luva

Esta foi uma encomenda muito especial! Um colega de trabalho, desenhou este casaco para a filha! A meu papel concretizar a visão dele em tricot.
Como ele imaginou o casaco com um ar militar, fiz a manga com "cabeça martelo", isto é, o inicio é semelhante a manga raglã, mas depois segue com uma pala a direito até ao pescoço. Esta não é a manga que tipicamente uso, porque é um bocado mais difícil de acertar com os mates nas costas e frentes. Mas como marca o ombro de forma diferente achei que era a propósito.
As luvas foram os elementos de maior desafio, porque na realidade ao funcionarem como bolsos, os esquemas habituais não funcionaram. Foi um tal de tirar daqui, acrescentar acolá, faz desmancha, volta a fazer...
As palas, de maneira a evitar costuras e mesmo assim terem consistência, pedi à "mestra" (i.e, a minha tia) para que as fizesse à máquina em tubular.
Tanto para me ajudar com a manga "martelo", como para descortinar o mistério das luvas, a "mestra" foi essencial.
Depois de todas as lutas, penso que o produto final corresponde ao que o pai da criança imaginou e isso é que é importante!

para mais tarde recordar...

material
fio Brancal/Polka 1 meada bege (~60#gr.) e  2 meadas verde tropa (~160#gr.)
agulhas 3,5 e 4,5mm
11 botões (5 médios + 6 pequenos)

receita
mangas
36 malhas, 6 nós em canelado 2/2
troca de agulhas e fio e segue em meia com aumentos com 3 nós de intervalo até 56 malhas e 42 nós. Inicia cava martelo: mata 2 e segue fazendo 8 mates marcados de 2 (de cada lado) até ter 20 malhas e depois segue mais 10 nós a direito.

costas
70 malhas, 6 nós em canelado 2/2
Troca de agulhas e fio e segue em meia a direito 39 nós. Inicia cava.
Mata 2, e segue com 8 mates marcados como se fosse de 2, mas a matar só um, até ficar com 50 malhas, depois mata: (5)x3, [20 finais]

frentes
{Nota: orlas com canelado 1/1, com voltas falsas.
Isto é, pelo direito, nas 5 malhas da margem da orla (ou 6 conforme se é a direita ou a esquerda), fazer 2 vezes cada malha, a primeira em liga e a segunda em meia (aumento de 5 malhas para as voltas falsas). Pelo avesso, fazer a liga como liga e a malha em meia, tira-la se a fazer, passando o fio pelo direito. Novamente pelo direito, fazer as malhas como se apresentam, i.e canelado 1/1.}

38 malhas, 6+5 malhas (aumentos) de orla com canelado 1/1, com voltas falsas, e o restante em canelado 2/2, 6 nós
Segue em meia até 39 nós. Inicia cava: mata 2, e segue com 8 mates marcados como se fosse de 2, mas a matar só um, depois mata: (5)x3. A 3 nós do fim inicia decote
escala de mates do decote: 6 (ficam paradas na agulha para depois seguir para o colarinho), 3, 2

As casas para os botões fazem-se directamente no canelado da orla, pelo avesso, faz-se 5 malhas do canelado, laçada, mate (com a malha de meia pelo direito a sobrepor a de liga), e segue-se até ao final do canelado. A primeira faz-se ao 3º nó, segue-se a fazer as casas, deixando 14 nós de intervalo.

colarinho
canelado 2/2, 18 nós

bolsos 
20 malhas, 3 nós em canelado 2/2
luva direita:
troca de agulhas e segue em meia fazendo a 3ª malha 2 vezes: liga/meia - 1 aumento. Faz-se um total de 7 nós, 1 aumento a cada 2 nós, sempre feito na malha que se faz em meia (total aumentos).
Segue-se essas 3+4 malhas que se aumentaram, para fazer o dedo, 2 nós a direito e nos nós seguintes, pelo direito, fazer mates de 3 com as 3 malhas centrais, até desaparecer com as malhas.
Depois segue-se com as 17 malhas restantes, 5 nós a direito. Inicia-se os mates, pelo direito, 3 malhas, mate de 3, 5 malhas, mate de 3, 3 malhas. Segue-se com 2 mates de três, por nó, alinhados com estes até ficarem 5 malhas, depois apanham-se estas 5 malhas numa só e remata-se.
luva esquerda:
troca de agulhas e segue em meia fazendo a 4 malha antes do fim 2 vezes: meia/liga - 1 aumento. Faz-se um total de 7 nós, 1 aumento a cada 2 nós, sempre feito na malha que se faz em meia.
Segue-se com 17 malhas iniciais, 5 nós a direito. Inicia-se os mates, pelo direito, 3 malhas, mate de 3, 5 malhas, mate de 3, 3 malhas. Segue-se com 2 mates de três, por nó, alinhados com estes até ficarem 5 malhas, depois apanham-se estas 5 malhas numa só e remata-se.
Depois segue-se com as 3+4 malhas dos aumentos, para fazer o dedo, 2 nós a direito e nos nós seguintes, pelo direito, fazer mates de 3 com as 3 malhas centrais, até desaparecer com as malhas.

palas
Feitas à maquina pela "mestra" em ponto meia e tubular para ficar sem costura e com mais consistência.




Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...