Japonesices


Ler gráficos de revistas Japonesas

*Maioria dos textos e gráficos Japaneses pertencem a livros publicados e copyright de 
Nihon Vogue Co., Ltd, Tokyo Japan
tradução livre de excertos do The Needle Arts Book Shop, by Marsha White



As revistas japonesas são fonte de inspiração para muitos dos meus trabalhos. Como japonês não é um idioma que domine (ou perceba um bocadinho que seja), seria muito complicado seguir explicações dessas revistas se não fosse usada muita simbologia, tanto para o crochet como para o tricot. A simbologia para os pontos é em tudo semelhante à que já conhecia de revistas europeias (ver glossário tricot ou crochet), mas há muito mais informação a retirar das explicações das revistas japonesas.


Dimensões de agulhas - métrico vs. japonês vs. US

Antes de mais, as agulhas japonesas não correspondem ao standard métrico usado na Europa. Assim, uso esta tabela quando preciso de equivalências entre o standard métrico, o japonês e o usado nos EUA.


Em modelos de crochet, vou encontrar equivalências na tabela seguinte, já que, as medidas do standard que costumam aparecer nos modelos de crochet correspondem a maior parte das vezes ao standard alumínio e não ao bambu.



Identificar informação chave nos gráficos

Alguns pontos a considerar:
  • muitas vezes a forma do gráfico indicará a que parte da peça se refere (p.e. a frente tem um decote mais fundo do que as costas).
  • se a peça é feita em circular, o gráfico terá uma forma oval por baixo; se não for feita em circular, terá uma linha recta com bolinhas nas extremidades.
  • as setas indicam o sentido em que se faz o trabalho.
  • no centro do gráfico está indicado em japonês a que parte da peça se refere (ver abaixo os símbolos para os componentes básicos).
  • a informação entre parênteses no meio do gráfico refere-se ao padrão a ser usado. Se tem mais do que um ponto fantasia, procure esse símbolo nos gráficos apresentados para ver a qual se refere.
  • tamanhos em cm e em carreiras são apresentados ao longo do lado dos gráficos.


Ler a introdução às explicações e alguns dos principais símbolos e caracteres japoneses

Na maioria das explicações de modelos, existe uma secção de informação em japonês com valores importantes, bem como alguns dos símbolos e caracteres mostrados abaixo.
carreira
malhas
ou pontos
dimensão
de agulha
repetições
amostra padrão






frente
costas
manga





Abaixo um exemplo de uma secção de informação para um modelo

1º Ponto fala sobre:
- fio sugerido e cor # (17)
- quantidade a ser usada: para o tamanho M 620 gr =16 novelos e para o tamanho L 690 gr =18 novelos
2º Ponto fala sobre as agulhas necessárias, 8 e 6 (standard japonês)
3º Ponto fala sobre a amostras padrão em malhas e carreiras, de 10 por 10 cm. Como referencia 3 diferentes, isto indica que vão ser usados 3 padrões diferentes no trabalho, todos com a agulha 8.
- a primeira amostra padrão é de 19 malhas por 26 carreiras (notar que os símbolos para "malhas" e "carreiras" apresentam-se ao lado dos números)
- os gráficos para estes 3 padrões serão apresentados na secção dos gráficos
- de notar que o tamanho da agulha apesar de ser informação útil, não é tão importante como acertar com as agulhas certas para as amostras padrão baterem certo. Este exemplo recomenda agulha japonesa tamanho 8 (equivalente à 4.5 mm) para obter uma amostra padrão de 24 malhas e 26 carreiras para o segundo e terceiro padrão.


Ler esquemas de "costas"/"frentes"/"mangas" de camisolas/casacos 

Vou fazer a explicação para as "costas" e o mesmo pensamento pode-se aplicar às restantes partes da peça. 

O esquema à direita tem um decote alto, o que normalmente indica que corresponde às costas, o que se confirma com o 1º símbolo japonês no meio do esquema (ver acima o símbolo para costas).

O número de malhas, carreiras e diminuições (mates) estão descrito para o tamanho M e para o L (em negrito) e as medições são dadas em cm.

Começando pela base do esquema:
- a linha horizontal na base, com as bolinhas nas extremidades, indicação que a peça não é feita circular.
- a largura e o número de malhas a iniciar são dadas: M - 47 cm, 78 malhas / L- 49 cm, 82 malhas.
- a seta a apontar para cima indica o sentido que se vai fazer o trabalho e a agulha sugerida é a 8 (standard japonês).
- os símbolos japoneses na linha acima do tamanho da agulha, identificam o ponto "fantasia" a ser usado.
- o comprimento e o número de carreiras para tamanho M e L estão apresentados na lateral direita do esquema. Por exemplo M= 35.5 cm, 94 carreiras da base até ao início da cava, e  19.5 cm, 52 carreiras do início da cava até ao ombro.
- as diminuições para a cava estão descritas ao lado da cava direita para ambos os tamanhos (e também se aplicam-se à cava esquerda), no formato de: a cada "x" carreiras, diminuir "x" malhas, "x" vezes.
- note que abaixo dessas medidas tem entre parênteses" 3 malhas", assim para o tamanho M, primeiro diminuir 3 malhas em inicio de cava e depois diminuir: 
_a cada 2 carreiras (1 nó), 2 malhas, 1 vez (diminuição de 2 malhas) 
_a cada 2 carreiras (1 nó), 1 malha, 1 vez (diminuição de 1 malha) 
_a cada 4 carreiras (2 nós, i.e. 1 nó de intervalo sem diminuições), 1 malha, 1 vez (diminuição de 1 malha), 
_a cada 6 carreiras (3 nós, i.e. 3 nó de intervalo sem diminuições), 1 malha, 1 vez (diminuição de 1 malha) 
- quando verificamos o total, somando as diminuições temos 3+2+1+1+1 =8 malhas, que corresponde à notação à direita da cava, -8 malhas para o tamanho M.
- acima da informação das diminuições da cava, está a instrução de trabalhar 38 carreiras até ao ombro.
- verificando a contagem de carreiras da cava tamanho M temos 2+2+4+6+38 = 52 carreiras.
- Note que a primeira carreira da cava (onde se diminuiu 3 malhas) não conta para esta contagem e que o decote é trabalhado a par com as últimas carreiras da cava (neste caso concreto). Começa-se o decote depois de 34 carreiras (4 carreiras, 2 nós abaixo do ombro). No gráfico correspondente para a frente, a não ser que esteja descrito outra, deve usar-se esta mesma escala de diminuições para a cava.
- para a formação do decote, temos 18 malhas na diminuição inicial central e depois _a cada 2 carreiras (1 nó), 3 malhas, 1 vez (diminuição de 3 malhas) e depois fazer mais 2 carreiras. A profundidade do decote é indicada como 1.5 cm, 4 carreiras.




3 comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...