segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Casaco Keito Dama №142

Este modelo da Keito Dama №142 (pág.40) estava na minha lista de possibilidades já há algum tempo. Assim, quando uma colega estava a procura de um modelo para fazer eu mostrei-lhe este entre muitos outros. Ela gostou muito dele, mas o problema é que ela só se sente à vontade no crochet, por isso, acabou por me encomendar a peça a mim. 
Foi um desafio de concentração, com 3 pontos rendados distintos e até estava à espera que tivesse acidentes que me levassem a desmanchar. Mas por incrível que pareça, pouco me enganei no tricot, já no crochet foi outra história. Mandei a baixo uma tarde inteira de trabalho, porque me enganei a contar os pontos que fiz em cada lado do decote e só quanto estava a acabar é que me dei conta :(. 
À custa disso fiz greve e só voltei a pegar no trabalho passado uma semana! E não é que lhe serviu de lição?! O casaco portou-se bem da segunda vez e até só demorei metade do tempo para completar o picot! 
Mais uma vez digo que a fotografia não faz justiça ao trabalho, acho que só resolvo isto convencendo a modelo a deixar-se fotografar ou se arranjar um manequim.

para mais tarde recordar...
material
agulhas tricot 4mm e crochet 3mm
12 novelos fio Arrancada/Escolar

receita
Podem encontrar as explicações originais aqui: pág.1pág.2, inclusive os gráficos para os pontos fantasia e os remates em crochet.
Ponto C

mangas
47m, 1 nó em meia e segue com o ponto fantasia C, com aumentos com 3 nós de intervalo até 77m, segue mais 15 nós a direito até cava.
escala de mates da cava: 3, 2, 1,(0, 2, 1)x5, 2, 3, 4, [11 finais]

costas
101m, 1 nó em meia e segue com o ponto fantasia A, ao longo de 4 repetições (37 nós). 

Ponto A
Na carreira seguinte aumentar 10 malhas, 1 em cada orla e 8 distribuídas no trabalho. E segue com o ponto de fantasia B, 5 repetições até à cava (20 nós).

escala de mates da cava: 5, 3, 2, 1, (0)x26
escala de mates do ombro: (5)x3, 4
escala de mates do decote: 15/14, 3, 2, 1

frentes
Ponto B
47m, 1 nó em meia e segue com o ponto fantasia A, ao longo de 4 repetições (37 nós).
Na carreira seguinte aumentar 6 malhas, 1 em cada orla e 4 distribuídas no trabalho. E segue com o ponto de fantasia B, 5 repetições até à cava (20 nós).

escala de mates da cava: 5, 3, 2, 1, (0)x26
escala de mates do decote (a 10 nós do início ombro): 5, 4, 3, 2, (1)x2, (0)x2
escala de mates do ombro: (5)x3, 4


acabamento
Remates em crochet segundo as explicações.


Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...