quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Mackenzie para o sobrinho




Vi este modelo na revista Verena 3.2013 e achei-o particularmente catita para o meu sobrinho.
Mais uma vez escolhi o fio das meadas que comprei em promoção no mercado e arranquei com o trabalho.
Como habitualmente, comecei por uma das mangas e estava muito bem a seguir o esquema da revista quando me dei conta que algo não batia certo!!
E porquê? Porque o esquema tinha erros :(
Ainda tentei procurar na internet a ver se alguém tinha tido o mesmo problema e se tinham já um esquema correcto, mas não tive muita sorte. Acabei por alterar como eu achava que deveria ser para bater certo com a foto da revista. Passei para o papel o esquema alterado, tanto para mim, como para alguém que venha a seguir...
Pedi ao pai do catraio uma foto com o modelo, quando a tiver partilho!

para mais tarde recordar

material
agulhas 3.5 e 4.5 mm
meadas do mercado (x4 fios) 260gr.

receita
mangas
Esquema do painel de torcidos - revisto por mim
38 m, 8 nós em canelado 3/3.
Segue com 2 aumentos seguidos e depois com aumentos com 3 nós de intervalo até 62 malhas. Primeiro 4 nós em mousse e depois 14 em meia. Insere-se o painel de torcidos (29 nós) e segue-se mais 3 nós em meia até cava (total 50 nós acima do canelado).
A cava é raglã, com 1 mate por carreira. Orla com 3 malhas meia, 2 liga, 1 meia, mate (com malha de dentro a apanhar a malha da orla) - logo 7 malhas por orla. Segue até ficarem 14 malhas.


costas
80 m,  8 nós em canelado 3/3.
Segue 4 nós em mousse e depois em meia 41 nós até cava.
Cava raglã com os mates iguais às mangas, mas apenas com 3 malhas em meia de orla.
Segue 2 nós em mousse e depois com canelado 3/3.

frente
86 m,  8 nós em canelado 3/3.
Segue 4 nós em mousse e depois em meia 41 nós até cava, o painel inserido ao centro, i.e., 6 nós antes e 6 nós depois. Cavas iguais às costas.
Para o decote iniciar após 7 nós do inicio da cava, fazendo as malhas pelo direito (por ser à menino, fica o lado esquerdo por cima do direito e, por isso, é feito primeiro) até 3 malhas antes do meio, fazer 6 malhas em mousse para orla, virar e seguir 10 nós até mates do decote.
escala de mates do decote: 6 (deixar por fazer as 6 malhas mousse da orla), 5, 3, 2, (1)x3
Para o outro lado, apanhar 6 malhas pelo avesso das 6 malhas de mousse e segue de igual modo até final.

capucho
O capucho faz-se apanhando metade das malhas do decote (frente esquerda, manga e 1/2 costas), segue dando a volta à cabeça e depois cose-se ao outro lado.
49 m, segue com as 6 malhas de mousse de orla e de resto em meia. Na orla que vai ficar para o meio do capucho, faz-se 5 aumentos, nó sim, nó não (9 nós, 54m). Segue a direito 80 nós. Na orla que vai ficar para o meio do capucho, faz-se 5 mates, nó sim, nó não (9 nós, 49m).

Podem encontrar a receita original aqui.



2 comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...