sábado, 19 de abril de 2014

Vestido laços de cetim




Este vestido foi encomendado por uma madrinha oferecer na primeira Páscoa da afilhada.
O modelo foi escolhido a partir de uma foto de um vestido "Carmen Taberner" que achámos interessante pelos laços aplicados.
Recorri à sabedoria da mestra para chegar ao modelo. O tamanho feito foi para 9 meses, a miúda ainda não chegou lá, mas é para ver se rende mais tempo. :D





para mais tarde recordar...



material
fio Ricolini/Brancal rosa, 110 gr
agulhas 4mm e 4mm circulares
agulha 2.5 mm crochet
tecido fita 40 cm
3 botões

receita
Nota: este vestido é feito de baixo para cima em partes separadas até ao encaixe, depois une-se e segue-se com todas as partes.

costas

ponto fantasia da barra
99m, a barra é constituída por 1 nó em mousse, depois segue 5 nós no pt fantasia e 13 nós alternando 1 nó em liga, 1 nó em meia.
Continua-se em meia 5 nós a direito e no 6º (pelo direito), faz-se a primeira sequência de mates: mate à esquerda, 16 m, mate à direita, mate à esquerda, 16 m, mate à direita, mate à esquerda, 15 m (centrais), mate à direita, mate à esquerda, 16 m, mate à direita, mate à esquerda, 16 m, mate à direita. Faz-se mais 2 sequências de mates (alinhados com estes), deixando 5 nós de intervalo. Faz-se mais uma sequência, mas nesta só se fazem os mates da ourela e os 2 pares de mates que limitam o espaço central. Ficam 63 malhas.
Segue mais 11 nós a direito até à cava. Para a cava matam-se 2 malhas de cada lado e depois mais 3 mates marcados de 2. A um nó dentro da cava dividem-se as malhas a meio e só se seguem com metade de cada vez. Completando o 3º mate marcado, tiram-se as malhas para um fio auxiliar.

frente
A frente é igual às costas até à cava, excepto nas ranhuras para inserir o laço. Estas são feitas depois de um nó de meia acima da barra e centradas no segundo espaço definido pelos mates. Segue-se com as primeiras 26 malhas 2 nós, ficam paradas na agulha. Segue-se com as seguintes 8 malhas 2 nós, ficam paradas na agulha. Segue-se com as restantes malhas 2 nós, e depois volta-se a trabalhar com todas as malhas.
Segue-se até ao início da cava.
Faz-se 2 nós da cava e depois faz voltas falsas para dar o jeito do decote.
Ou seja, segue-se até 8 malhas antes do meio, vira-se. Nos nós seguintes para-se 5, 4, 3, 2 e 1 malha antes da paragem anterior (sem esquecer dos mates marcados). A seguir faz-se a carreira completa e repete-se o procedimento do outro lado. Faz-se a carreira completa de volta. Tiram-se as malhas para um fio auxiliar.

mangas
51m, a barra é constituída por 1 nó em mousse, depois segue 2 nós no pt fantasia iniciando os mates da cava logo no segundo nó. Os mates é igual às costas. Tiram-se as malhas para um fio auxiliar.

encaixe
Apanham-se as malhas de meio das costas a meio das costas, apanhando manga, frente e manga pelo meio.
Na primeira carreira pelo avesso, mata-se uma malha em cada lado das uniões das partes. Pelo direito, faz-se a marcação da sequência de mates:
4m, mate à direita, mate à esquerda (mates 2/3 das costas), 11 m,
mate à direita, mate à esquerda (mates alinhados com a união costas-manga),
15m, mate de 3 (meio da manga), 15m,
mate à direita, mate à esquerda (mates alinhados com a união manga-frente),
11 m,  mate à direita, mate à esquerda (mates 1/3 das frentes), 11m, mate à esquerda (mates 2/3 das frentes), 11m,
mate à direita, mate à esquerda (mates alinhados com a união frente-manga),
15m, mate de 3 (meio da manga), 15m,
mate à direita, (mates alinhados com a união manga-costas),
11m, mate à direita, mate à esquerda (mates 1/3 das costas), 5m.
Segue-se com 8 nós alternados de meia e liga, com sequência de mates alinhados pelos primeiros, nos nós em meia. No primeiro nó de liga (segunda carr. de modo a que fique a 1ª nervura completa) fazem-se as ranhuras para o laço. Segue-se pelo direito até às malhas que correspondem à união manga-frente, vira e faz-se os 2 nós (não esquecer o mate no nó de meia). Segue com a 8 malhas seguintes 2 nós (no final 7m, devido ao mate) e depois segue com as restantes malhas 2 nós, e depois volta-se a trabalhar com todas as malhas.
Remate pelo avesso em meia (nervura da liga pelo direito).

Para rematar o decote atrás, picot em crochet, com 1ª carr. em pt baixo, segunda carreira com pt baixo, 3 pts cadeia, 2 pts altos no mesmo pt baixo, salta 2 pts baixos, e no 3º repete.



Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...