quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Top assimétrico "ajour" zigzag - 2ª edição




A minha mãe encomendou-me uma camisola para oferecer, mas na grande aventura que é escolher algo para fazer com a minha mãe, acabámos por optar por repetir um modelo que já tinha feito para mim há uns tempos e que ela gostou muito, inclusive da cor.
A vantagem é que foi um trabalho para o qual já tinha uma ideia das contagens, foi só tirar na largura, porque a pessoa para quem vai é mais estreita que eu.
Oops, esqueci-me de tirar foto à segunda edição deste top... Mas como o fio é igual, só tirei malhas à largura, fica a foto da primeira edição para dar uma ideia...

para mais tarde recordar...


material
meadas do mercado (280 gr, peso estimado... também me esqueci de pesar, oopsss)
6 botões madre-pérola médios
agulhas 4 mm e 3mm circulares
ponto fantasia utilizado

receita
Nota: a peça é completamente feita no ponto fantasia com as agulhas 4mm, a não ser que seja dito algo em contrário

frente simétrica costas

(1) 93m, segue 22 nós, mata 31m numa das extremidades. Põe de parte
(2) 27m, segue 22 nós, e une à parte (1) fazendo juntas as malhas de cada uma das partes que corresponde à união. Atenção às carreiras de cada uma das partes de modo a terem a mesma altura.

Segue com a seguinte escala de mates/aumentos: mate, (5 nós, mate)x4, 6 nós, aumento, (4 nós, aumento)x2. Inicia a manga kimono (do mesmo lado do bico).
escala aumentos da cava: 1, 2, 2, 4 4, 6
Terminados os aumentos da cava, inicia o decote.
escala dos mates do decote: 12, (6)x4, (5)x1, (4)x2, (3)x2, (2)x2, (1)x7, (0)x8
Tiram-se as malhas do ombro sem rematar.
Unem-se as 2 partes do ombro, cerzindo as malhas.

Apanham-se as malhas ao longo de todo o decote com as agulhas circulares 3mm, segue-se 3 carreiras em meia, 1 em liga, 3 em meia remata-se, vira-se para dentro e cose-se com ponto de lado.
No original da revista não pedia, mas fiz o mesmo procedimento para a cava, de modo a dar mais firmeza.

Os cordões fiz com agulhas 3mm, 3 malhas em meia até atingir +/- os 40 cm.

Podem encontrar as explicações originais aqui.


Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...