terça-feira, 18 de novembro de 2014

ELISA - casaco com encaixe redondo rendado

O catraio de uma amiga minha faz anos e em vez de pensar em algo para o filho, pensei em algo para a mãe...Só para contrariar!
Cruzei-me com este modelo em que foi adaptado de uma receita original de camisola, mas que achei que fazia um casaco bem bonito!
Ela gosta de cores vivaças, por isso, escolhi este verde.
E assim reza a história...
Quer dizer, mais ou menos, ainda temos as emoções de ser raro eu fazer peças top-down com as vantagens e desvantagens que isso traz. O fio/agulha do modelo originais não são iguais ao que usei, logo ter de reajustar não só o número de malhas, como também o próprio rendado. Aventuras...


para mais tarde recordar...

material
agulhas 4mm circulares e 3mm crochet
fio meadas mercado 225 gr.
9 botões

receita
NOTA: O trabalho é feito de cima para baixo

topo
125m, 6 nós em mousse:
- com 15 aumentos na 7 carreira, deixando para as orlas 7 m e entre aumentos 8 malhas - ficam 140m.
- com 15 aumentos na 13 carreira, deixando para as orlas 7 m e entre aumentos 9 malhas - ficam 155m.
- com casa feita, pelo avesso, à 9 carreira, do lado direito, ficando na orla 2m, mate, laçada
Segue com o esquema de rendado, com as 7m em mousse de orla e as casas com 12 nervuras de mousse de intervalo.
É preciso ter em atenção que esquema original era para camisola e não casaco, por isso, temos de ter o número de malhas 10*n repetições + 1 malha.
O fio usado é mais fino que o indicado, por isso, temos 14 repetições do padrão (em vez de 10) e em vez de 3 escalas de bicos, fiz 4, mantendo a filosofia das escalas anteriores para aumentar o comprimento do encaixe. Na 3ª não fiz as carreiras sem mates, como indicado no esquema, fi-los 4ª.

No final dos bicos ficam 211 malhas (+7+7 de orla). Na passagem para a secção dos abertos, o esquema indica 4 aumentos (laçadas) no topo de cada bico, mas como eu não precisava de aumentar o número de malhas decidi não os fazer. O que levou a que eu tinha ou 2 malhas a mais ou duas malhas a menos no topo de cada bico, para bater certo com o que vinha de baixo. Assim, para não alterar muito a contagem, em bicos alternados, ou deixava cair as laçadas ou fazia mates de 2 em vez de 3 ao lado dos bicos. Ficam 209 malhas. Segue 5 nós com o padrão de abertos e depois separam-se as malhas em 7m orla + 59m frente + 90m manga + 121m costas + 90m manga +59m frente + 7m orla.

mangas
90 m, segue em meia com mates com 3 nós de intervalo até 56 malhas, 68 nós. Depois 6 nós em mousse, com o remate a completar a última nervura.

corpo
7m orla + 59m frente + 121m costas +59m frente + 7m orla = 253 malhas.
Segue em meia a direito 10 nós, depois ao 11º nó, fazer 2 mates de 2, alinhados com a com cada cava (as malhas centrais a apanhar as adjacentes). Ficamos com menos 4 malhas = 249m.
Repete estes mates mais 2 x, deixando 9 nós de intervalo entre mates.
Deixando 9 nós de intervalo faz aumentos no mesmo alinhamento (aumentos feitos usando o fio entre malhas torcido), 2x. Segue mais 10 nós a direito. Total 61 nós em meia. Depois faz 6 nós em mousse, com o remate a completar a última nervura.

acabamento
Para o acabamento do decote, 1 carreira em ponto baixo, fazendo duas malhas, saltando uma.
Coser as mangas e aplicar os botões e está feito.

Podem encontrar as explicações originais aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...