quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Cardigan Multi-Direccional





Vi este modelo da Veera Välimäki, publicado na Vogue Knitting, Early Fall 2015 - #23 Multi-Directional Cardigan e apaixonei-me pela construção original.
Primeiro mangas e topo das costas, daí arrancar com a base das costas. E finalmente frentes e decote e no meu caso também o canelado a toda à volta. Ou seja, trabalho sem costuras.
Fiquei muito satisfeita com o resultado final com as alterações que fiz nas frentes. A única coisa que ainda não está a assentar a 100% é o canelado nos cantos das frentes, talvez tenha de usar o ferro para abrir um pouco... logo veremos.
Foi também a minha primeira experiência com agulhas de ponta dupla (no inicio/fim das mangas) - única observação que tenho é que de quando em vez, puxava uma agulha completamente fora por acidente e lá tinha de enfiar as malhas novamente na agulha.


para mais tarde recordar...


material

agulhas ponta dupla  4 e 5 mm
agulhas circulares curtas 5 mm e compridas 4 e 5 mm
fio meadas mercado (x2):
- Cor Principal (CP) amarelo torrado 240gr.
- Cor Complementar(CC) bege 240gr.

receita

mangas e painel superior das costas
Com agulhas ponta dupla 4 mm e cor CP montar 52 malhas, unir tendo o cuidado de não torcer o trabalho. Colocar marcador. Seguir em canelado 1/1 ao longo de 10 cm (16 nós).
Trocar para as agulhas 5 mm. Seguir com o ponto fantasia centrado e as restantes malhas em meia. Assim que possível passar para as agulhas circulares.
À 8ª carreira (final da 1ª rep do padrão) 2 aumentos, 1 depois de 2 malhas do inicio e 1 antes de 2 do fim. Mais aumentos à 16ª, 32ª, 48ª, 64ª, 80ª (respectivamente no final da 2ª, 4ª, 6ª, 8ª, 10ª  rep do padrão) - total 64 malhas. Seguir a direito 5 repetições do padrão. Abrir o trabalho a meio.
Seguir a direito 17 repetições do padrão, fechar e fazer o percurso inverso para a outra manga.

base das costas
Com agulhas circulares 5 mm e cor CP montar 102 malhas, de cava a cava de um dos lados. Seguir 45 nós em meia a direito, alternando as cores - 1 nó/risca (riscas 23 CP + 22 CC). Tirar malhas para fio auxiliar.

frentes e gola
Com agulhas circulares 5 mm e cor CC montar pelo direito 68 (lateral das costas) + 102 (topo das costas - cava a cava) +  68 (lateral das costas) malhas.
Modelagem da frente esquerda com carreiras curtas
1ª carr. 10 em liga, wrap
2ª carr. slip, meia até ao fim
3ª carr. liga até à malha wrap (ver notas), 2 liga, wrap
4ª carr. slip, meia até 4 malhas antes ao fim, aumento (fio torcido - efeito: ficam as 4 malhas de orla sempre fixas, o aumento é para o centro)
5ª carr. liga até à malha wrap (ver notas), 2 liga, wrap
6ª carr. slip, meia até ao fim
Repetir da 3ª à 6ª carreira mais 14vezes.
próxima carr. liga até à malha wrap (ver notas), liga até ao fim
Modelagem da frente direita com carreiras curtas
1ª carr. 10 em meia, wrap
2ª carr. slip, liga até ao fim
3ª carr. meia até à malha wrap (ver notas), 2 meia, wrap
4ª carr. slip, liga até 4 malhas antes ao fim, aumento (fio torcido - efeito: ficam as 4 malhas de orla sempre fixas, o aumento é para o centro)
5ª carr. meia até à malha wrap (ver notas), 2 meia, wrap
6ª carr. slip, liga até ao fim
Repetir da 3ª à 6ª carreira mais 14 vezes.
próxima carr. meia até à malha wrap (ver notas), meia até ao fim
Continuar com os aumentos a cada 4ª carreira ao longo de 14 nós
Passar para as agulhas 4 mm, montar malhas a toda à volta (base das frentes e costas) e segue 7 nós em canelado 1/1, aumentando nos cantos das frentes uma malha de cada lado da malha central todas as carreiras. Rematar com o Jeny's Suprisingly Stretchy Bind Off.

Notas
slip: passar a malha sem fazer
wrap: passar o fio para a frente, apanhar a malha em liga sem a fazer, virar o trabalho, 1 slip. Na próxima passagem pela malha, fazer a malha como se apresenta, tendo o cuidado de apanhar o fio da passagem juntamente com a malha.
Aqui está um video que ilustra as carreiras curtas. Excepto que no lado da liga, eu fiz como na meia, com o fio pela frente e achei que resultou bem. Mas a cada um, cabe decidir o que melhor resulta!

Podem encontrar as explicações originais aqui.

2 comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...