terça-feira, 21 de março de 2017

Vestido meio-meio


Este foi um projecto em colaboração com a minha mãe: eu tratei do crochet e ela da costura.
Apesar de ser para uma menina de 2 anos, fiz já com dimensões para 4 anos, para dar mais rendimento 😜

A inspiração foi o granny square fabric dress de Mon Petit Violon, do qual podem encontrar as explicações gratuitas no Ravelry (link aqui).
Modificações:

  1. cava arredondada em vez de corte a direito
  2. com decote redondo em vez de barco
  3. aberto nas costas e com leques para fazer as casas em vez de abotoar nos ombros



para mais tarde recordar...

material
agulhas crochet 4.5 mm + 3 mm para as carreiras de remate e uniões
65 gr. meadas mercado algodão (×2)
retalho de pano
4 botões

receita
Seguir a a receita para fazer 7 squares, unir com ponto cadeia, a formar uma tira. Nota: o double crochet é o tirado por 2 vezes, ou seja, o que eu chamo de meio ponto alto.
Fazer uma carreira de meios pontos altos à volta dos squares, com os cantos da tira com 5 pontos.
Colocar marcador a definir a divisão entre frentes e as 2 metades das costas, deixando um espaço correspondente ao cruzamento nas costas para as casas e botões que se acrescentará depois.
Seguir com meios pontos altos cada uma das partes fazendo 3 escalas de diminuições de 3 pontos juntos para as cavas.
Para as metades das costas, seguir a direito mais 5 carreiras até completar 8 desde inicio da cava. Para o ombro fazer uma carreira com a 2 trebles (2 laçadas e tirar por 3 vezes), 2 meios pontos altos, 2 pontos baixos com laçada e 2 pontos baixo (contar do decote para a cava, ajustar ordem conforme se comece), 8 pontos de cada lado.
Para as frentes, seguir a direito mais 2 e depois só seguir 8 pontos de cada lado, correspondentes ao ombro, mais 3 carreiras até completar 8 desde início da cava. Para o ombro fazer uma carreira com a 2 trebles (2 laçadas e tirar por 3 vezes), 2 meios pontos altos, 2 pontos baixos com laçada e 2 pontos baixo (contar do decote para a cava, ajustar ordem conforme se comece).
Unir os ombros com ponto cadeia. Rematar fazendo uma carreira de ponto baixo a toda a volta do trabalho (decote, meio das costas e base). Fazer também uma carreira de ponto baixo à volta das cavas.
No intervalo das costas, nas 2 metades, fazer uma carreira de leques, pt baixo, salta 2, no terceiro 6 meios pontos altos, salta 2, no terceiro pt baixo.
Aplicar a saia:
Fazer uma costura nas costas, deixando 3 a 4 cm no topo sem coser. Franzir ajustando à dimensão da base do crochet e aplicar.
Fazer a bainha à altura pretendida.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...