Uma amiga pediu-me para desmanchar uns casacos que tinha feito há uns tempo e transformá-los numa camisola. Mas como eu tinha fio que tinha sobrado e ainda não usado, propôs-lhe fazer uma camisola de cada. Esta é uma dessas 2 camisolas.
Como ela não queria uma camisola totalmente em preto, procurei modelos que incorporassem mais uma ou 2 cores, porque tinha comprado em tempos o lilás para usar com os restos que tinha.
Entre vários modelos, encontrei inspiração no uso de cores da camisola Radius da Julie Blauw (podem encontrar o modelo aqui), de resto, criei a camisola a pensar na pessoa a que era destinada.
para mais tarde recordar
material
agulhas 3.5, 4.0 e 4.5 mm
367 gr. BMG Affinitas/Merino #17 preto
46gr. BMG Affinitas/Merino #18 lilás
29gr. BMG Affinitas/Merino #19 ameixa
amostra
24 malhas e 31 carreiras = 10 cm em meia
receita
decote e encaixe
Com agulhas 4 mm, montar 104 malhas. Unir em circular e fazer 2 nervuras de mouse.
Colocar marcadores dos prumos do raglã: marcador1 (BOR), 36 malhas costas, marcador2, 16 malhas manga direita, marcador3, 36 malhas frente, marcador4, 16 malhas manga esquerda.
Trocar para agulhas 4.5 mm. Seguir a trabalhar em meia, com aumentos carreira sim, carreira não.
Carr. aumentos: 1 meia, M1L, meia até uma malha antes do próximo marcador, M1R, 1 meia, passa marcador, repete até ao BOR
E em simultâneo trabalhar algumas carreiras curtas para fazer o decote da frente, tendo o cuidado de fazer os aumentos nas carreiras corretas, sendo BOR o ponto de viragem.
1ª carr curta (direito): Trabalhar em meia até marc.3 (não esquecer aumentos), 1 meia, M1L, 1 meia, virar
2ª carr curta (avesso): Fazer ponto duplo, trabalhar em liga até BOR, liga até marcador 4 (não esquecer aumentos), 1 liga, M1R, 1 liga, virar
3ª carr curta (direito): Trabalhar em meia até marc.3 (não esquecer aumentos), 1 meia, M1L, trabalhar em meia, passa ponto duplo, mais 2 meia, virar
4ª carr curta (avesso): Fazer ponto duplo, trabalhar em liga até BOR, liga até marcador 4 (não esquecer aumentos), 1 liga, M1R, trabalhar em liga, passa ponto duplo, mais 2 liga, virar
Repetir as carreiras 3 e 4 mais duas vezes, mas seguir além do ponto duplo, na primeira 3 malhas e na segunda 5 malhas. Ficam 12 ao centro sem trabalhar.
Seguir a trabalhar os aumentos carreira sim, carreira não até obter 96 malhas costas + 76 malhas manga direita + 96 malhas frente + 76 malhas manga esquerda = 344 malhas
corpo
Trabalhar uma carreira em meia colocando as malhas das mangas em espera e parando 3 malhas antes do marcador BOR e iniciar o padrão (gráfico aqui) introduzindo a 2° e depois a 3° cor usando a Intarsia em circular, ou seja, vamos trabalhar em idas e voltas, mas torcendo os fios de modo a que o trabalho fique unido sem costuras (segui as instruções do vídeo do canal Knitting with Suzanne Bryan, link aqui).
Notas:
- Devido a usarmos esta técnica, o verdadeiro inicio de carreira vai mudando com desenho, mas deixamos o marcador BOR e colocamos outro marcador a marcar o meio e é por eles que nos seguirmos para os aumentos laterais também indicados no gráfico.
- Fiz o gráfico para 1/4 de camisola, a carreira inicia/acaba na troca do preto para o lilás e deve-se seguir o gráfico e repetir em espelho para o 2/4 da camisola. O 3/4 e 4/4 é totalmente trabalhado em preto.
Depois da carreira de separação, seguir um total de 24 carreiras a direito e depois trabalhar uma carreira de aumentos.
carr aumentos (direito): Trabalhar em meia até 1 malha antes do BOR, M1R, 1 meia, passa marcador, 1 meia, M1L, meia até uma malha antes do próximo marcador, M1R, 1 meia, passa marcador, 1 meia, 1 M1L, meia até ao fim (= aumenta-se 4 malhas).
Aumentar desta maneira a cada 24ª carreira, mais 2 vezes = 108 malhas.
Trabalhar a direito, até completar as 102 carreiras gráfico.
Mantendo as agulhas, seguir 6 em mousse, continuando a Intarsia em circular, sem alterar a quantidade de malhas por cor. Rematar pelo direito, a completar a 7° nervura.
mangas
Nota: Manga direita trabalhada em preto. Manga esquerda, 1 carreira em preto e depois 12 nós em lilás antes de seguir em preto.
Retomar as 76 malhas manga, colocar marcador de início da carreira (BOR), unir em circular e seguir 6 nós em meia. Trabalhar uma carreira de diminuições e repetir a cada 8ª carreira. Seguir até ficarem 50 malhas.
carr. diminuições: 1 meia, mate à esquerda (ssk), meia até 3 malhas do BOR, mate à direita (k2tog), 1 meia.
Trabalhar mais 7 carreiras a direito. Trocar para agulhas 3.5 mm e seguir 8 nós em mousse. Rematar.