segunda-feira, 5 de novembro de 2012

"The Little Alice Coat" + bonnet

Um colega de trabalho acabou de ser pai pela primeira vez de uma menina. Queria oferecer um mimo e optei por um casaquinho.
Achei piada a este modelo da "Sublime #648, The exquisite little Sublime baby silk & bamboo dk book" - "The Little Alice Coat", apesar de não ter a revista. Engraçado que a menina esteve para ser Alice, mas os pais optaram por chamá-la Leonor, mas mesmo assim vai ter um casaco pequena Alice.
Mostrei a imagem às minhas colegas e acabámos por decidir tornar isto uma prenda comunitária, incluindo a touca e talvez um vestidinho.

Depois da touca feita, acabei por optar por fazer o cordão em fio em vez de colocar um fita de cetim, porque esta pode ficar muito bonita nova, mas entre uso e lavagem fica sem brilho.


para mais tarde recordar


material
2 (casaco) + 1 (touca) novelos Miltons Baby, cor 612
agulhas tricot 4.5 e 3.5 (apenas para os punhos e gola)
agulha crochet 2.5mm (cordão da touca)
3 botões


receita (casaco)

mangas
36 m, 5 nós em mousse
Segue em meia, com aumentos com 2 nós de intervalo (até 7 aumentos, 50m), segue mais 5 nós a direito até cava.
Escala de mates da cava: 2, (2, 1)x4, 2, 3, mata restantes 12

corpo
126 m, 5 nós em mousse
Segue em meia 24 nós.
Faz-se a marcação do canelado (que segue até ao final): 5 mousse, 3 liga, (1 meia, 6 liga)x3, 1 meia, 8 liga, (1 meia, 6 liga)x7, 1 meia, 8 liga, (1 meia, 6 liga)x3, 1 meia, 3 liga, 5 mousse.
No segundo nó de canelado, faz-se a 1ª casa para os botões, pelo avesso, a 4 malhas do fim, laçada, mate, 2 malhas restantes. Faz-se mais 2 casas de modo semelhantes, quando se apresentarem pelo direito 8 nervuras da mousse pelo direito.
Segue 5 nós até cava.
Escala de mates cava: 4, 2, 1
Escala de mates ombro, 19 nós após início da cava: (4)x3
Escala do decote frentes, 13 nós após início da cava: 5, 4, (2)x2, (1)x2
Escala do decote costas, a par com início do ombro: 9, 1

Bordam-se as flores alinhadas com a malhas meia do canelado.

gola
Apanha-se as malhas do decote (excluindo as (5)x2 de cada margem), neste caso foram 64m, e segue-se 7 nós a direito. A cada nó seguinte deixa-se por fazer em cada margem, 1, 2, 3 malhas. Na carreira seguinte, na 6ª malha antes do fim, na 2ª e na última fazer 2 malhas numa e apanhar malhas ao longo da lateral até à inserção da gola. Repetir na carreira seguinte. Fazer 3 nervuras de mousse pelo direito e rematar soltinho.

receita (touca)


88 m, 5 nós em mousse (agulhas 3.5mm)
Troca-se as agulhas para as 4.5mm.
Faz-se a marcação do canelado 6/1 + 3m em mousse na orla (pelo dto, 3m mousse, 2 liga, [1 meia, 6 liga] x11, 1 meia, 2 liga, 3 mousse)
Segue com o canelado 24 nós. Mata 4 de cada lado e depois pelo direito, mata-se 2 malhas por cada malha de meia (uma antes e uma depois) e segue-se assim até ficarem só as malhas de meia.

Bordam-se as flores alinhadas com a malhas meia do canelado.


O cordão faz-se em crochet com uma carreira de ponto cadeia e na volta um carreira de meio ponto, no tamanho que se queira.

1 comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...