quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Cachecol Contorsão

Comprei no mercado 2 novelos de lã grossa a pensar nas trocas de prendas deste Natal. Nunca sei o que hei-de oferecer, por isso acabo muitas vezes por recorrer a algo feito por mim.
O fio que comprei é de uma só cor e de textura uniforme. Andei a procurar no meu arquivo um modelo que se adequasse e que ao mesmo tempo não fosse uma coisa já muito vista. Encontrei este numa revista japonesa - Ondori nº2774. Feito ao comprido do cachecol (incomum para peças destas em tricot) e com pontos básicos, mas ao mesmo tempo torna-se invulgar pela maneira inteligente como cria o efeito de trança ao torcer-se sobre si mesmo.


Cachecol antes de se torcer
para mais tarde recordar...

material
2 novelos de 100 gr. (sem marca)
agulhas circulares 7mm

receita
Basicamente segui a receita original (aqui), só aumentei o número base de malhas porque queria um cachecol mais comprido e como o fio é mais grosso que o indicado, calculei que encorpasse mais. Então:
263 m (tinha de ser múltiplo de 27 + 20, para bater certo com o esquema dos buracos), [3 nós em mousse, 2 em meia]x2, 2 nós em mousse e ao fazer as nervuras pelo direito do segundo nó fazer [20 malhas, mata 7]x9, 20 malhas. Pelo avesso, no local onde se matou 7, aumenta-se sete, de modo a ficar outra vez com as 263 malhas. E faz-se + 2 nós em mousse, de modo a ficar 2 nervuras de cada lado do buraco. E depois faz-se o simétrico da 1ª parte, i.e., (2 nós em meia, 3 em mousse) x2. Remata-se e torce-se o cachecol pelos buracos.




Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...