terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Camisola com painel celta

Além de mim, os elementos da minha família acabam por ser os mais agraciados com as peças que faço. Normalmente é para os sobrinhos, tenho de fazer jus à designação de "ti Maria", hehehe! Mas ocasionalmente, os outros também têm sorte...
Desta vez é uma camisola para um dos meus manos, o pai dos catraios. Ele é um rapaz com gosto clássico e acaba por optar por peças simples e intemporais. Pensando nisso, o modelo escolhido para ele é uma peça simples só com um painel central na frente com algum relevo criado a partir de torcidos.

para mais tarde recordar...
material
agulhas: 3.5 e 4.5 mm

fio: meadas do mercado (fio x4, muito fino), 450gr
receita
mangas
60 malhas, 11 nós em canelado 2/2
Segue em meia com aumentos com 3 nós de intervalo, até 88 malhas e depois segue mais 10 nós a direito até cava. Cava com mates marcados de 2 (9 mates marcados + as 2 malhas eliminadas no início da cava x2 lados), até ficar com 48 malhas.
costas
114 malhas, 11 nós em canelado 2/2
Segue em meia até cava, 63 nós.
Cava com mates marcados de 2 (6 mates marcados + as 2 malhas eliminadas no início da cava x2 lados), até ficar com 86 malhas. Segue mais 22 nós a direito até ao ombro.
Escala de mates do ombro: (5)x5
Escala de mates do decote: 12, 3, 2, 1

frente
120 malhas, 11 nós em canelado 2/2
Segue em meia 49 nós (a 14 do início da cava) e inicia o painel. Aumentei a escala do esquema das explicações originais, 34 malhas/22 nós para 46 malhas/28 nós.
Esquema alterado para 46 malhas/28 nós (56 carr.)
Cava com 3 mates marcados de 3 e 3 mates marcados de 2 (+ as 2 malhas eliminadas no início da cava x2 lados), até ficar com 86 malhas.
Segue a direito até 10 nós antes do início do ombro e inicia-se o decote.

Escala de mates do decote: 5, 4, 3, 2, (1)x4
Escala de mates do ombro: (5)x5 (igual às costas)

colarinho
canelado 2/2, 6 nós
Podem encontrar as explicações originais aqui.







4 comentários:

  1. Bom dia! Agora que descobri o seu blogue não há dia que não lhe faça uma visita!
    Queria pedir.lhe um conselho, se puder ser. Estou a fazer uma camisola para o meu filho como cós canelado 2/2, como esta sua camisola de homem. Poderá dizer-me qual a melhor maneira, mais bonita, de fazer/rematar o cós do pescoço?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Não tenho bem a certeza do que me está a perguntar. Mas vou tentar explicar o processo que sigo... espero que ajude.
      Primeira nota: salvo honrosas excepções, os canelados do cós, tanto da base como do pescoço, são feitos com agulhas 0.5 ou 1mm abaixo do resto do corpo. Isto tem a ver com consistência e elasticidade do trabalho.
      Depois do decote ficar desenhado (com a escala de mates do decote - frente e costas), há várias maneiras de fazer o cós do pescoço. No caso da camisola do meu irmão, a maneira usada foi apanhar as malhas directamente no decote e seguir para cima a direito até altura desejada.
      Outro cuidado a ter é no momento de rematar as malhas: deve-se rematar as malhas como se apresentam, ou seja, se é uma malha meia, fazer em meia antes de rematar passando pela anterior. O mesmo para as malhas liga. No meu gosto pessoal, prefiro o efeito quando o remate é feito pelo direito.
      Estas foram as dicas de que me lembrei assim do pé pra mão. Espero que sejam úteis.

      Eliminar
    2. Já agora, se gosta visitar blogues com coisas bonitas e interessantes, feitas à mão, tenho 2 sugestões:
      http://coisaslindasparagenteboa.blogspot.pt/
      http://inclinacaocolorida.blogspot.pt/
      Boas viagens na www!

      Eliminar
    3. Obrigada! Perguntei porque há uma maneira de rematar o cós 1/1 com agulha de lã que fica muito perfeito. Pensei se haveria equivalente para o canelado 2/2. De qualquer modo, ajudou. Continuação de bons trabalhos!

      Eliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...