sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Slanting Gretel Tee




Tinha este modelo Slanting Gretel Tee (in Interweave Knits, Fall 2009) na minha lista já há alguns anos, porque gostei da simplicidade e elegância. Um bom básico para a meia estação.

Fi-lo para uma menina que costuma queixar-se de frio nas costas e no rabiosque, por isso, decidi alongar a peça de modo a passar a anca.

Se voltar a fazer este modelo, vou modificar a maneira de o fazer de modo a alongar mais o triângulo de ponto areia, acho que ficaria uma peça mais equilibrada.

Como foi feito sem medida, espero que lhe fique bem e que ela lhe dê bom uso!

para mais tarde recordar...

material
agulhas circulares 4mm, agulha crochet 3mm
fio meadas (2x) 170 gr.

receita
Montar 220 m, 3 nós em ponto areia
Coloca marcadores: 110 m costas, 110 m frentes, com 8 m para trança, 94 em pt areia, 8 m trança.
Segue a torcer com 3 nós de intervalo e com as tranças a deslocarem-se para o centro 1 malha por nó (matando 1 de pt areia e aumentando 1, torcendo, do lado de fora). Elimina-se uma malha de cada lado a cada 4 nós, usando a deslocação da trança, ou seja, faz-se o mate, mas não se faz o aumento.
Segue até só haver 4 m de pt areia entre as tranças (46 nós, 110 m costas+88 m frentes).
NOTA: Num próximo trabalho, espaçar mais as diminuições na frente e fazer diminuições nas costas de maneira a ficar com número igual de malhas na frente e nas costas e ao mesmo tempo alongar o triângulo.

Segue com a trança central nas 12 malhas que correspondem às 8+8 das tranças e às 4 que sobraram do ponto areia ao longo de 30 nós até cava.

Diminuiu-se 22 malhas na frente, 11 por lado. Por isso, vamos passar 6 malhas de cada lado das costas para a frente (frente vai ficar com mais 2 malhas que as costas), com a ajuda de um cordão auxiliar de crochet, montar 66 malhas para cada manga.

Segue 3 nós em ponto areia, matando 1 malha por cada margem da manga.

Depois segue em meia com a trança central à frente, tranças nas cavas da frente (2 ligas, 8 meia da trança, 2 liga) e com 12 malhas em meia nas cavas das costas, centradas nas linhas da cava (6 m para cada lado). Por nó, mata uma malha em cada margem da manga, com a malha de fora a ir apanhar a malha da margem, mantendo as 12 malhas intactas, quer sejam as 12 de meia, quer sejam as 12 (2+8+2) das tranças.

Apliquei uma carreira de ponto baixo na base do corpo e na base das mangas para dar mais consistência.

Podem encontrar as explicações originais e gráficos aqui: pág.1, pág.2, pág.3


2 comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...