segunda-feira, 6 de abril de 2015

Top crochet aos gomos



Para variar, sempre que vou passear de avião tenho de magicar um projecto de crochet para os entretantos e esperas. O projecto iniciado para as férias em Dublin foi este top. Baptizado de "napron" pelos meus colegas viajantes.

Pensei numa amiga minha quando o vi e espero que ela goste... é uma surpresa :D!
Só o terminei agora, porque na viagem não cheguei a avançar muito, o que é bom, porque significa que tive o meu tempo bem ocupado! E depois tive projectos com data de entrega que passei à frente e o fio terminou antes do fim do trabalho... e houve um compasso de espera para conseguir arranjar o fio. Mas cá está o bicho arisco terminado!

Habitualmente inicio a entrada do blogue a par com o início do trabalho, vou adicionando informação conforme o trabalho vai evoluindo e só a termino e publico com as fotos. Neste caso, já foram fotos no modelo final, que sim, gostou do "napron" e rodopiou e abanou o capacete para a foto!


para mais tarde recordar...

material
390gr. fio meadas mercado bordeaux
agulha crochet 4mm


receita
Montar 112 ponto cadeia. Seguir pelo esquema 14 gomos, mas com 2 pts entre gomos e a cada 3ª carreira não fazer os aumentos nas mangas. Total de 12 carreiras de encaixe, com a última já a fazer a transição para iniciar as flores (as pontes entre gomos com 5 ptos carreira).

Para manter o número de carreiras na transição para as flores, alterei as diminuições, para 1 ou 2 pontos baixos a carreiras alternadas.
Na 19ª carreira do esquema ( 22ª na realidade) introduzi uma alteração. No esquema ponte entre flores são 6 pontos cadeia, acrescentei um ponto baixo a fazer ligação à carreira anterior.
Seguir com mais 2 filas de flores. Fazer uma carreira de arcos com 3 pts cadeia, 1 pt baixo para completar a barra de flores. Na carreira seguinte, em cada arco, introduzir 4 pontos altos. Seguir a direito um total de 11 carreiras de pontos altos.

Aplicar o picot na base, mas fazendo as ligações com apenas 4 pts cadeia e não 6 (já tinha roda suficiente) e os arquinhos com 6 e não 7 pontos cadeia.
Nas mangas, aplicar o picot saltando 2 pontos altos a cada repetição (de modo a diminuir a roda), com as mesmas alterações que se aplicou na base.

Podem encontrar as explicações originais aqui: imag1, imag2, imag3

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...