terça-feira, 28 de abril de 2015

Camisola "Trepadeira"


Este foi um daqueles trabalhos em que o ponto de partida foi o fio.
Comprei-o no mercado, porque gostei das cores e pensei que iria resultar numa camisola airosa para usar nesta meia estação que ainda tens dias frios, que mais não seja, de manhã e ao final do dia.
Como o fio não é uniforme, nem em textura, nem na cor, tinha de escolher um feitio pouco elaborado, porque não se justifica o trabalho se depois o fio mascara o trabalhado.
Encontrei este padrão numa das revistas de pontos da minha mestra e, entre várias amostras de pontos, foi este o seleccionado. Decidi inventar no termino das barras de pontos para não ser um fim abrupto às "folhas". Que tal, inventei bem?

para mais tarde recordar

material

agulhas 4.5 mm
fio meadas mercado 500 gr.

receita
mangas
Montar 52 malhas, 1 nó em mousse. Segue com o ponto fantasia, centrando um motivo e ficando meio motivos nas laterais. Completar 2 repetições e iniciar os aumentos com 2 nós de intervalo. Para não terminar abruptamente com o ponto fantasia, fechar a folha do seguinte modo: seguir a fazer a malha da margem folha a andar uma malha ao lado a cada carreira (i.e. pelo avesso e pelo direito) e passar a malha que se "tirou" à folha para liga.
Seguir em liga com os aumentos até 70 malhas, depois seguir a direito 20 nós até à cava.

Cava raglã, com 4 malhas de orla em meia, mates marcados de 2 (malhas centrais a apanhar as da orla) até 10 malhas - 30 nós de cava.

costas & frente
Montar 102 malhas, 1 nó em mousse. Segue com o ponto fantasia, centrando um motivo e ficando 1 motivo e meio nas laterais. Completar 2 repetições. Seguir com os meios motivos das orlas e com o central. Terminar os outros 2 como se terminou os das mangas. Aqui diminuir 4 malhas com as margens dos motivos a apanhar 1 malha (carreira pelo direito onde não se fazem mates/laços).
Fazer mais 2 sequências de 2 mates (motivo lateral apanha 1 liga do centro) a cada 2 repetições, ou seja, deixando 9 nós de intervalo. Deixando o mesmo intervalo, fazer 3 sequências de 2 aumentos, 1 para dentro do motivo lateral e os outros 2 na orla (estas 2 desaparecem no mate inicial da cava). Seguir  6 nós a direito até à cava.
Cava raglã, com 2 malhas de orla em liga, mates de 1 (motivo lateral apanha 1 liga do centro) até 6 nós antes do fim da cava, onde se iniciaria uma nova repetição do ponto fantasia e ficam apenas 2 malhas de intervalo do ponto fantasia das cavas para o central. A partir daí, fechar as folhas como antes, mas em vez de andar só malha da margem folha a andar uma malha ao lado a cada carreira, substituir por mates quando oportuno e diminuir assim o resto das malhas correspondentes à cava - 40 malhas finais e 30 nós de cava como nas mangas.


Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...