sexta-feira, 17 de junho de 2016

Holiday Bliss

Fui de férias com uns amigos no início do mês e andei a pensar no trabalho que haveria de levar para as viagens de avião.

Entre idas e voltas tinha de contabilizar 4 viagens × 8h + 2 viagens ×1h + 2 viagens (comboio) ×3h e mesmo que conseguisse descansar em 50% do tempo, dava pelo menos 20 horas que precisava de ocupar a mente.

Decidi arriscar a levar agulhas de tricot (circulares e de bambu) pela primeira vez em viagem de avião e pedi a uma das minhas colegas de aventuras para escolher um modelo da colecção da Drops Design - assim podia ir provando à medida que ia avançando no trabalho.

Dentro dos modelos que ela achou piada e gostei deste Holiday Bliss (modelo gratuito, link directo para download aqui). Já tinha passado por ele sem lhe dar muito valor, porque a imagem que aparece à cabeça é a da frente, mas o que eu acho que lhe dá um condimento extra é mesmo a fenda no decote das costas.

Fiz a preparação antes da viagem, ou seja, fiz a amostra, escolhi as agulhas. Optei por uma escala de trabalho - tamanho desejado vs. amostra. E avancei com uma metade das costas e uma frente até ao decote. No final de contas só ficou metade da barra de mousse da base e os acabamentos para fazer já em casa.

para mais tarde recordar...


material
agulhas 3.25 e 3.75 mm
190 gr. meadas mercado tipo Astro/Brancal com traçado em tranço
1 botão Ø 15 mm

receita
Nota: top down

costas esq.
Com agulhas 3.25 mm, montar 16 malhas e seguir a direito 10 nós em mousse (4 cm).
Iniciar aumentos para a cava: 3 malhas em mousse, laçada e seguir mousse até ao fim. Na carreira seguinte, fazer a laçada torcida, ou seja, pelo loop de trás, de modo a torce-la e não ficar buraco visível. Repetir os aumentos mais 11 vezes com 1 nó de intervalo e 5 vezes sem nó de intervalo - 39 nós.
Ao mesmo tempo, iniciar o decote aumentando 15 malhas. Fazer a fenda a meio das costas do seguinte modo: tricotar até 5 malhas do fim, mate, seguir até ao fim. Repetir esta diminuição mais 3 vezes com um nó de intervalo. Seguir a direito até ficar com 9 cm de altura desde as novas malhas montadas - 30 nós total. Aí, iniciar os aumentos, seguir até 3 malhas do fim, aumento (como nas cavas), seguir até ao fim, Repetir este aumento mais 3 vezes. Seguir 1 nó direito e com o fio para o lado da cava, colocar as malhas em espera.

costas dir.
Com agulhas 3.25 mm, montar 16 malhas e seguir a direito 10 nós em mousse (4 cm), iniciar aumentos para a cava: seguir mousse até 3 malhas antes do fim, laçada e 3 malhas em mousse. Na carreira seguinte, fazer a laçada torcida, ou seja, pelo loop de trás, de modo a torce-la e não ficar buraco visível. Repetir os aumentos mais 11 vezes com 1 nó de intervalo e 5 vezes sem nó de intervalo - 39 nós.
Ao mesmo tempo, iniciar o decote aumentando 15 malhas. Fazer a fenda a meio das costas do seguinte modo: 3 malhas, mate, seguir até ao fim. Repetir esta diminuição mais 3 vezes com um nó de intervalo. Seguir a direito até ficar com 9 cm de altura desde as novas malhas montadas - 30 nós total. Aí, iniciar as diminuições, 3 malhas, aumento (como nas cavas), seguir até ao fim, Repetir este aumento mais 3 vezes. Seguir 1 nó direito e com o fio para o lado do decote , colocar as malhas em espera.

escala aumentos cava (top down): (0)×10, (1,0)×12, (1)×5
escala aumentos/diminuições decote costas (top down): (0)×10, +15, (-1,0)×4, (0)×11, (+1,0)×4, (0)×1


frente esq.
Com agulhas 3.25 mm, montar 16 malhas e seguir a direito 10 nós em mousse (4 cm), iniciar aumentos para a cava como costas direita.
A 20 nós de altura (8 cm), iniciar o decote aumentando 1, 2, 3 e com o fio para o lado do decote, colocar as malhas em espera.

frente dir.
Com agulhas 3.25 mm, montar 16 malhas e seguir a direito 10 nós em mousse (4 cm), iniciar aumentos para a cava como costas esquerda.
A 20 nós de altura (8 cm), iniciar  o decote aumentando 1, 2, 3 e depois fazer a ponte para a frente esquerda com 20 malhas

escala aumentos cava (top down): (0)×10, (1,0)×12, (1)×5
escala aumentos decote frentes (top down): 1, 2, 3, 10 (ou seja 20 malhas de ponte)


corpo
Unir a partes, passado a trabalhar em circular, aumentando, 1 malha a meio do decote, 1 malha a meio das costas e mais 4 por cada cava = (4+98+4+1) = 107 por cada metade. Seguir em mousse até 50 nós total.
Trocar para agulhas 3.75 mm e fazer 2 carreiras em meia. Iniciar o ponto fantasia: (marcador) 1 meia, 15 repetições em largura, 1 meia (marcador) 1 meia, 15 repetições em largura, 1 meia. Seguir desta maneira.



Iniciar os aumentos ao quarto nó do ponto de fantasia (~2 cm de altura), ou seja no nó em que se faz ida e volta de meia, do seguinte modo: tricotar até 1 malha antes do marcador, 1 laçada, 2 malhas em mousse (o marcador fica no meio destas 2), 1 laçada. Na carreira seguinte, fazer a laçada torcida, ou seja, pelo loop de trás, de modo a torce-la e não ficar buraco visível. Repetir mais 5 vezes os aumentos a cada 2 repetições em altura do ponto fantasia - total mais 24 malhas (6+6+6+6 malhas) e 13 repetições em altura do ponto fantasia. Fazer um nó em meia.
Trocar para agulhas 3.25 mm e fazer 8 nós em mousse. Rematar com o  My Favorite Stretchy Bind Off.


acabamento
Coser os ombros, rematar pontas e aplicar o botão a unir os topos da fenda das costas.


Podem encontrar as explicações originais aqui.

2 comentários:

  1. Ainda não está bloqueado, pois não? Vai ficar ainda mais bonito. Parabéns!
    E o trabalho do post anterior, já foi declarado o vencedor?
    Bom fim de semana com sol ... para poder estrear este bliss :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Primeiro, obrigada pelas suas palavras!
      É verdade, não está bloqueado... normalmente pouco faço nesse sentido.
      O trabalho anterior ainda não foi declarado vencedor e acho que já não será :(, para pena minha, mas também se fosse vencedor, tinha de enviar para lá o top e ficava sem ele. É o que for.
      Obrigada e bom fim de semana!

      Eliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...