quinta-feira, 30 de junho de 2016

Top Pin-up



















Povo, lembram-se deste?
Pois é, passaram-se 2 meses e a Phildar não me disse nada de volta, nem sequer vi informação sobre quem venceu o concurso...
Assim sendo e sem mais demora, passo a partilhar a receita.
Diga-se que, como de costume, esta é a descrição de como fiz a camisola para mim (tamanho M a caminhar a passos largos para o L, peito 96 cm), logo, alterações ao tamanho ou à espessura do fio implicam ajustes nas contagens.

para mais tarde recordar...

material
190 gr. fio meadas mercado tipo Brancal/Astro (×1), amostra 10×10 cm: 25 malhas×40 carreiras
agulhas circulares 2.5 e 3.5 mm
agulha de crochet 3mm ponta fina

receita
corpo
Com agulhas 2.5 mm, montar 230 malhas, unir tendo o cuidado de não torcer o trabalho. Colocar marcador no início de carreira.
Fazer bainha com biquinhos do seguinte modo:
- Seguir 5 nós em meia,
- Fazer uma carreira com mate, laçada do início ao fim.
- Seguir 4.5 nós em meia
- Unir ao início, apanhando uma malha da carreira actual e um arco da carreira de enfiamento e fazendo a malha em meia.
Trocar para agulhas 3.5 e fazer mais uma carreira em meia e colocar mais 2 marcadores para sinalizar as laterais, considerando a malha antes do marcador do inicio de carreira a malha central da frente.
Iniciar o rendado centrado nas costas, sempre com o V em crescendo, o restante em meia.
Seguir 10 nós a direito. Iniciar os mates laterais 2/lado e repetir mais 2 vezes, deixando 8 nós de intervalo - 218 malhas.
Seguir 10 nós a direito. Iniciar os aumentos laterais 2/lado e repetir mais 2 vezes, deixando 8 nós de intervalo - 230 malhas.
Seguir 18 nós a direito até cava.
Separar as malhas para a frente e para as costas: dividir pelo prumo do ponto rendado e não pelo real meio do trabalho. Neste caso as costas ficaram com menos 2 malhas de cada lado em relação ao meio, ou seja, menos 4 malhas de cada lado que a frente: costas = 111 e frente =119 malhas.

costas
Seguir com 4 (+3 aumentos) malhas em canelado falso*** nas 2 margens. Fazer 1 mate de cada lado por nó, pelo direito, entre o canelado e o rendado, até ficarem 81 (+7+7 de canelado falso) malhas. Seguir a direito até completar 7 (1/2 + 6 + 1/2) repetições do rendado - 42 nós.
escala de mates do ombro: (4)×4*
escala de mates do decote: 25/26, 2, 1

frente
Seguir com 4 (+3 aumentos) malhas em canelado falso nas 2 margens. Fazer 1 mate de cada lado por nó, pelo direito, entre o rendado e o restante em meia, aproveitando o rendado para eliminar as malhas, até ficarem 81 (+7+7 de canelado falso) malhas e estarem completas 2.5 repetições do rendado.
Eliminar as 41 malhas centrais bem apertado.
Seguir com cada uma das metades, aumentando uma malha, 5 nós sim e ao 6º não, até completar 6 repetições do rendado e ficarem 37 malhas (+7 do canelado falso).
escala de mates do ombro: (4)×4*
escala de mates do decote (a iniciar 6 nós antes do ombro): 9, 5, 4, 3, 2, (1)×2 **

acabamento
Com agulha de crochet, fazer uma carreira de ponto baixo a toda a volta do decote e aproveitar para unir os dois topo da frente.


Notas:
*   Ao matar as malhas do canelado falso, eliminar cada par como se fosse só uma malha.
** O segundo mate de 1 já é a par com os mates do ombro.
*** ponto canelado falso, ver Glossario de tricot, link directo aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...