segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Margaridas e cordões - gola & gorro

Mais uma encomenda...
Desta vez o modelo foi tirado a partir de uma imagem com baixa definição e teve de ser adaptado ao fio fornecido para o trabalho. Utilizei as "margaridas" em vez do ponto original que me parecia ser "rosinhas de Portugal" e fiz as flores de crochet aplicadas em alfinetes para serem usadas como se preferir.

para mais tarde recordar...

material
3 novelos DMC Creative World Mixto #082 (66 gr. gola; 72 gr. gorro; 6 gr. × 2 flores)
agulhas 5.5 mm circulares  - gola
agulhas 4.5 e 5.5 mm DP - gorro
agulha crochet 3.5mm - flores
2 alfinetes

receita

gola
Esta gola é feita à roda, une-se cerzindo de modo a ficar sem costura. Completam-se 2 secções com o ponto fantasia alternadas com 2 de pt margaridas.
Ponto fantasia: 3 nós meia, 1 nó mousse

Com fio auxiliar e agulhas 5.5 mm, montar 40 malhas.
Passar para o fio do trabalho e seguir com 3 malhas de orla em mousse de cada lado, ponto fantasia×2 - 1/2 secção pt fantasia.
Depois tricotar 22 nós em pt margaridas (2/3 malhas de margem em mousse) - secção pt margaridas.
Fazer um nó de mousse e depois passar para 3 malhas de orla em mousse de cada lado, pt fantasia×4 - secção pt fantasia.
Depois tricotar 22 nós em pt margaridas (2/3 malhas de margem em mousse) - secção pt margaridas.
Fazer um nó de mousse e depois passar para 3 malhas de orla em mousse de cada lado, pt fantasia×2 - 1/2 secção pt fantasia.
Unir ao início, cerzindo ao mesmo tempo que se desmancha a montagem com o fio auxiliar, de modo a completar a secção pt fantasia igual outra.


gorro
Com as agulhas 4.5 mm, montar 96 malhas (+1), fazer a primeira carreira em canelado 2/2, unir tendo o cuidado de não torcer , eliminando a malha extra. Seguir +4 nós em canelado 2/2.
Trocar para agulhas 5.5 mm e passar para pt margaridas, passando a cada carreira de "direito" a primeira malha em liga sem a fazer, de modo a não ter malhas de orla e disfarçar a passagem de nó - a malha de início de carreira anda 1 para a frente por nó.
Seguir 28 nós a direito em margaridas. Na carreira seguinte de meia eliminar metade das malhas - cada par tricotar juntas = 48 malhas. Passar o fio pelo meio das malhas, puxar o fio e fechar o gorro. As malhas ficam num molho.

flor ×2
Iniciar com anel mágico:
1ª carr.  16 pts baixos (fechar o círculo sempre com ½ pt)
2ª carr.  1 pt cadeia, pt baixo no 1º de baixo, *3 pts cadeia, salta um ponto,  pt baixo no ponto a seguir, repetir desde* até ao último pt, 3 pts cadeia, ½ pt no 1º pt da carreira = 8 arcos pequenos.
3ª carr.  1 pt cadeia e em cada arco fazer: 1 pt baixo, 1 ½ pt alto, 1 pt alto, 1 ½pt alto, 1 pt baixo;
4ª carr.  1 pt cadeia;*1 pt baixo no pt baixo da 2ª carr. (base dos arcos pequenos), 5 pts cadeia, repetir desde* até ao último pt, 5 pts cadeia, ½ pt no 1º pt da carreira = 8 arcos grandes.
5ª carr.  1 pt cadeia e em cada arco fazer: 1 pt baixo, 1 ½ pt alto, 4 pt alto, 1 ½pt alto, 1 pt baixo;
Aplicar no alfinete.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...