sábado, 1 de janeiro de 2022

Bem-vindo Rodrigo


Fiz este casaco para dar as boas vindas ao filho de uma amiga que nasceu no Verão passado.

Tinha visto um casaco parente algures pela internet, mas com gola em vez de capucho e manga normal em vez de raglan. Achei muita piada ao modelo e facilmente adaptável ao fio e tamanho que eu quisesse, fazendo umas continhas.

Gosto muito do resultado final e espero que mantenha o menino aconchegado e quentinho! 😘


para mais tarde recordar...

tamanho 

9 meses

material

agulhas circulares grandes 4 mm

agulhas DP pequenas 4 mm

144 gr. (417 m) Laines du Pingouin/PINGO CROCHET #Turquoise

9 botões

amostra

23 malhas x 33 carr em 10 cm de meia

receita

capucho

Com fio auxiliar e agulha auxiliar de crochet, montar 42 malhas “provisional crochet CO”. 

Com o fio turquesa, trabalhar uma carreira em meia, virar trabalhar a seguinte em liga. Depois a trabalhar a base, desmanchando a montagem provisória. 

Ficamos com 2 carreiras em liga, com malhas “vivas” de cada lado = topo do capucho.

A partir daqui vamos trabalhar em idas e voltas, em arco. 

A próxima carreira é pelo avesso e passa-se as 2 primeiras malhas em liga sem fazer, com o fio pela frente e segue-se em meia até 2 malhas do fim, 2 liga. Esta carreira completou 4 carreiras no topo em liga.

padrão Seguir alternando 4 carreiras de meia, com 4 carreiras de liga, passando as 2 primeiras malhas em liga sem fazer com o fio pelo avesso do trabalho e com as 2 últimas a serem trabalhadas em liga pelo avesso e em meia pelo direito. Total de 11×

encaixe

Matar 10 malhas distribuídas na próxima carreira meia= 74 malhas. 

Completar as 4 carreiras meias, fazendo a marcação: 7 malhas (2 rolinho, 4 nervuras, 1 liga), colocar marcador de orla, 10 malhas, colocar marcador de raglã, 8 malhas, colocar marcador de raglã, 24 malhas, colocar marcador de raglã, 8 malhas, colocar marcador de raglã, 10 malhas, colocar marcador de orla, 7 malhas.

Daqui em diante fazer aumentos em todas as carreiras pelo direito, trabalhar até 1 malha antes dos marcadores de raglã, trabalhar em meia malha na carreira abaixo, trabalhar a malha em meia, passar o marcador, trabalhar em meia a próxima malha e trabalhar a mesma malha na carreira abaixo. Até ficar com 7+28+44+60+44+28+7=183 malhas

padrão Continuar com as nervuras só nas frentes e nas costas, mas em escada, ou seja, de cada vez que se volta a fazer a risca em ligas, passar 3 malhas de cada orla de costura a meia, até reduzir nas costas a 6 malhas e nas frentes às malhas da orla+1. Depois trabalha-se tudo em meia exceto as orlas que passam a alternar liga e meia de 2 em 2 carreiras, com uma malha em liga a fazer a separação para o resto das malhas, com casas no nó de meia, na frente esquerda, com 9 nós de intervalo.

corpo

Separar as 7+28+60+28+7 malhas do corpo, (passando as 44+44 malhas das mangas para fio auxiliar), colocando marcadores a separar. 

Mantendo a orla como antes seguir 4 carreiras em meia.

padrão Reiniciar com as nervuras nas laterais, 6 malhas antes e 6 malhas depois dos marcadores. E depois seguir em escada, ou seja, de cada vez que se volta a fazer a risca em ligas, passar 3 malhas de cada orla a liga, até aumentar cada lateral a 27+27 malhas, deixando de intervalo nas costas 6 malhas e 1 malha para a orla=8 riscas liga.

Passar a 2 carreiras liga a alternar com 2 meia deixando a malha de prumo das malhas de orla sempre em liga. Não esquecer de fazer as casas.

mangas

Retomar as 44 malhas da manga. 

Seguir em circular em meia a direito 6 nós e iniciar as riscas da “cotoveleira”, mais 2 nós e iniciar as diminuições e repeti-las a cada 8° carreira.

padrão “Riscas da cotoveleira” intercaladas com 4 carreiras em meia 12 malhas centrais em liga 4 carreiras, na 2° risca aumentar 3 malhas de cada lado e na 3° diminuir 3 de cada lado.

Carreiras de diminuição: 1 meia, mate à esquerda, meia até 3 do final da carreira, mate à direita, 1 meia.

Depois de completar as cotoveleiras, seguir mais 4 nós e iniciar as palas falsas dos botões, ao longo de 6 nós. Depois fazer o punho com 2 carreira de liga a alternar com 2 de meia, mantendo o padrão das palas falsas.

padrão “palas falsas dos botões” Nas 10 malhas centrais, carreira 1 e 2, liga; carreira 3 e 4, 1 liga, 8 meia, 1 liga.


inspiração

https://mimuu.com/erkek-cocuk-orgu-modeli/

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...