O modelo foi feito a olhómetro de uma camisola que vi num concorrente a um concurso na TV. O original era em matizado preto e branco, mas quando vi este fio no mercado, achei que também ficava giro a vermelho e cinza.
para mais tarde recordar...
material
345 gr. fio meadas mercado vermelho/cinza torcido (×1) - C1
30 gr. fio meadas mercado cinza (×3) - C2
agulhas 3.5 e 4.5 mm
receita
mangas
esquema das riscas:
Começar com C1. A 11 nós da cava, fazer 2 nós C2, 2 nós C1, 2 nós C2, mais 5 nós C1 até cava - 2 riscas cinza finas. Na cava, 9 nós C1, [4 nós C2, 4 nós C1]×3 - 3 riscas cinza grossas.
Com agulhas 3.5 mm, montar 60 malhas e seguir 10 nós em canelado 2/2.
Trocar para agulhas 4.5 mm, seguir em meia com aumentos com 3 nós de intervalo até 82 malhas e depois seguir a direito 19 nós até cava - 60 nós total em meia.
Iniciar cava raglã, matar 2 malhas por lado, um nó a direito e depois seguir com um mate por lado, todos os nós, deixando 2 malhas de orla, até 16 malhas - 33 nós de cava.
costas
Com agulhas 3.5 mm, montar 108 e seguir 10 nós em canelado 2/2.
Trocar para agulhas 4.5 mm, seguir em meia a direito 56 nós até cava.
Iniciar cava raglã, matar 2 malhas por lado, um nó a direito e depois seguir com um mate por lado, todos os nós, deixando 2 malhas de orla, até 42 malhas - 33 nós de cava.
frente
Com agulhas 3.5 mm, montar 108 e seguir 10 nós em canelado 2/2.
Trocar para agulhas 4.5 mm, seguir em meia, a direito, 56 nós até cava.
Iniciar cava raglã, matar 2 malhas por lado, um nó a direito e depois seguir com um mate por lado, todos os nós, deixando 2 malhas de orla. Após 23 nós (a 10 do final da cava) iniciar o decote.
escala de mates do decote: 5, 4, 3, 2, (1)×5, 0
Nota: decotes em cava raglã, 2 das malhas desaparecem a fazer o topo do decote, por isso, não são contabilizadas.
colarinho
Com agulhas 3.5 mm, montar as malhas à volta decote e seguir 6 nós em canelado 2/2, incluindo enfiamento e remate.
Gostei muito. O meu problema é acertar nos tamanhos, será que existe alguma regra ou cálculo para o raglan sair perfeito?
ResponderEliminarolá,
EliminarPeço desculpa pela demora a responder, mas o comentário ficou retido nos à espera de moderação e com o novo interface do blogger, não fica logo visível e eu não reparei.
Na realidade, começando pela manga, garantindo a largura na cava, fica definida a cava raglã. Porque no corpo é contabilizar o mesmo nº de carreiras para a cava. Ter só em atenção que normalmente fica uma cava mais funda que as outras, ter em atenção para a altura global da peça. Bons trabalhos!
O que são nós?
ResponderEliminarOlá
EliminarPara mim nó são 2 carreiras, uma ida e uma volta. Como eu trabalho as malhas de orla, cria um "nó" na margem por cada 2 carreiras e é normalmente por ai que conto as carreiras.