Já há uns anos que pertenço a um grupo de tricot de Aveiro. Inicialmente chamado de Tricotadeiras de Aveiro, agora Tricot'Aveiro.
Sempre que participávamos em eventos levávamos uma manta a identificar o grupo, que servia quase como estandarte. Ocasiões como actividades do Dia Mundial de Tricotar em Público, que hoje comemoramos.
Com a mudança de nome, decidiu-se que o grupo manteria a manta original como parte da nossa história e faríamos outra a reflectir a nova identidade. Tal como a original pensou-se fazer um centro com o nome do grupo e uma moldura de quadrados coloridos.
A minha principal contribuição para a manta foi a concretização do centro.
Em grupo, desenvolveu-se o novo logótipo em várias fases e de uma maneira pouco ortodoxa. E digo isto, porque começou-se logo a pensar em termos da tradução para gráfico de tricot, ao contrário do que se poderia fazer, caso não estivéssemos a falar do grupo que é e do objectivo com que começamos.
Fechado o gráfico e com o fio patrocinado pela loja Kinhas&Linhas, era o momento de começar a trabalhar e claro que me lembrei de acrescentar mais qualquer coisa...
Sugeri ao grupo a orla de torcidos que tinha visto no Ravelry a "Add a Seamless Cable Border to a Blanket" pela Lara Simonson. O povo concordou que melhorava o acabamento e, ao mesmo tempo, o torcido lembrava cordas, o que acrescentava ao tema náutico inerente.
O logótipo voltou a alterar mais um bocado ao longo do processo, com sugestões assertivas da senhora minha mãe e com mais uns ajustes finais ao formato da vela para melhorar a proporção que ficou um bocadinho comprometida com o achatamento normal do ponto meia.
E cá temos o resultado final!
para mais tarde recordar...
fio DMC Knitty 4
- 420 gr (1176 m) #812 branco pérola
- 20gr (56 m) #971 azul escuro
agulhas
- 5 mm circulares grandes
- 5 mm DP pequenas
- agulha de torcidos
receita
Esta receita vou descreve-la de modo diferente do habitual, assinalando com datas, os vários momentos que marcaram a evolução e desenvolvimento comunitário do conceito.
19-02-2021Início do design do centro da manta 2.0 com a escolha da fonte e do barco moliceiro parte do símbolo.
22-02-2021
Chegou-se à versão final do que se passou a identificar como logo do grupo Tricot’Aveiro.
13-04-2021
Recebi o fio e comecei por fazer a amostra com agulhas 5, 4.5 e 4 mm (a cinta do fio indicava agulhas 4 mm). Tendo em conta que que o logo vai ser bordado em ponto meia por cima, optei pela agulha 5 mm.
14-04-2021
Usando a montagem provisória em crochet, montei 153 malhas e segui 5 carreiras em mousse.
Depois segui 106 nós com 3 malhas de orla em mousse e as restantes malhas em meia.
Trabalhei mais 6 carreiras em mousse antes de arrancar com a orla
25-04-2021
Acabei o quadrado central e iniciei a orla de torcidos. Como fiz mousse em liga e não meia, alterei o sentido do trabalho e passei o arranque para o avesso. Então, nos topos fiz:- as carreiras do avesso 7 liga, 2 ligas juntas ou 3 ligas juntas (a cada 6 carreira)
- as carreiras do direito, fiz 1 liga, 4 trança, 1 liga, 2 meia.
E nas laterais fiz:
- as carreiras do avesso 7 liga, passar malha sem fazer, laçada, monta malha a apanhar só 1 arco entre as nervuras de mousse, e passar por cima a malha que não se fez e a laçada
- as carreiras do direito, da mesma maneira que no topo
01-05-2021
Comecei a bordar o desenho em ponto malha.
Centrei na horizontal e deixei 20 nós para a base e aumentei a separação entre as letras e a linha de água em 9 carreiras (passou a 16 carr)
02-05-2021
Com o desenho a ganhar vida, houve uns últimos ajustes e a vela cresceu para melhorar a proporção do desenho, com a distorção natural do ponto meia e aqui sim, chegamos à versão final do logo!
Sem comentários:
Enviar um comentário