terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Sporty


Fiz esta camisola no ano passado para oferecer a um amigo nos anos dele, mas no entretanto, como lhe ofereci um bilhete para um espectáculo, ficou na prateleira à espera do momento certo, o aniversário do ano a seguir, ou seja, agora!!
O modelo foi feito a olhómetro de uma camisola que vi num concorrente a um concurso na TV. O original era em matizado preto e branco, mas quando vi este fio no mercado, achei que também ficava giro a vermelho e cinza.

para mais tarde recordar...

material
345 gr. fio meadas mercado vermelho/cinza torcido (×1) - C1
30 gr. fio meadas mercado cinza (×3) - C2
agulhas 3.5 e  4.5 mm

receita
mangas
esquema das riscas:
Começar com C1. A 11 nós da cava, fazer 2 nós C2, 2 nós C1, 2 nós C2, mais 5 nós C1 até cava - 2 riscas cinza finas. Na cava, 9 nós C1, [4 nós C2, 4 nós C1]×3 - 3 riscas cinza grossas.

Com agulhas 3.5 mm, montar 60 malhas e seguir 10 nós em canelado 2/2.
Trocar para agulhas 4.5 mm, seguir em meia com aumentos com 3 nós de intervalo até 82 malhas e depois seguir a direito 19 nós até cava - 60 nós total em meia.
Iniciar cava raglã, matar 2 malhas por lado, um nó a direito e depois seguir com um mate por lado, todos os nós, deixando 2 malhas de orla, até 16 malhas - 33 nós de cava.

costas
Com agulhas 3.5 mm, montar 108 e seguir 10 nós em canelado 2/2.
Trocar para agulhas 4.5 mm, seguir em meia a direito 56 nós até cava.
Iniciar cava raglã, matar 2 malhas por lado, um nó a direito e depois seguir com um mate por lado, todos os nós, deixando 2 malhas de orla, até 42 malhas - 33 nós de cava.

frente
Com agulhas 3.5 mm, montar 108 e seguir 10 nós em canelado 2/2.
Trocar para agulhas 4.5 mm, seguir em meia, a direito, 56 nós até cava.
Iniciar cava raglã, matar 2 malhas por lado, um nó a direito e depois seguir com um mate por lado, todos os nós, deixando 2 malhas de orla. Após 23 nós (a 10 do final da cava) iniciar o decote.
escala de mates do decote: 5, 4, 3, 2, (1)×5, 0
Nota: decotes em cava raglã, 2 das malhas desaparecem a fazer o topo do decote, por isso, não são contabilizadas.

colarinho
Com agulhas 3.5 mm, montar as malhas à volta decote e seguir 6 nós em canelado 2/2, incluindo enfiamento e remate.

4 comentários:

  1. Gostei muito. O meu problema é acertar nos tamanhos, será que existe alguma regra ou cálculo para o raglan sair perfeito?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. olá,
      Peço desculpa pela demora a responder, mas o comentário ficou retido nos à espera de moderação e com o novo interface do blogger, não fica logo visível e eu não reparei.
      Na realidade, começando pela manga, garantindo a largura na cava, fica definida a cava raglã. Porque no corpo é contabilizar o mesmo nº de carreiras para a cava. Ter só em atenção que normalmente fica uma cava mais funda que as outras, ter em atenção para a altura global da peça. Bons trabalhos!

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Olá
      Para mim nó são 2 carreiras, uma ida e uma volta. Como eu trabalho as malhas de orla, cria um "nó" na margem por cada 2 carreiras e é normalmente por ai que conto as carreiras.

      Eliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...