quarta-feira, 27 de junho de 2018

Dual Gemini


Uma das minhas últimas produções, o Dual Sport Pullover de Irina Anikeeva que encontrei na Interweave Knits ed. Spring 2018.

Um modelo de homem desportivo, mas simultaneamente clássico, para ir de encontro aos gostos da pessoa.

Foi a primeira vez a fazer chain edge provisional cast on e o tubular BO em canelado 2/2 por isso, mais umas aprendizagens para acrescentar ao rol 😃, mas de resto foi um trabalho sem espinhas 😉.

para mais tarde recordar...

material
agulhas DP 4.5 e 5.5 mm
agulhas DP grandes 4.5 mm
agulhas circulares grandes  4.5 e 5.5 mm
agulhas circulares pequenas 4.5 mm
2 agulhas circulares mais finas que 4.5 mm
agulha crochet 5 mm
fio auxiliar em cor contrastante
445 gr. fio Laines du Pingouin/DK 3,5 #Moka

receita

mangas
Com a agulha de crochet 5mm, fazer cordão em ponto cadeia, com +/- 30 pts (chain edge provisional cast on).
Com agulhas DP 4.5 mm grandes, montar 24 malhas nos altos da parte de trás do ponto cadeia. Trabalhar 1 carreira em liga, 1 em meia, 1 em liga.
Com outra agulha, apanhar 24 malhas na montagem provisória, desmanchando o cordão de ponto cadeia, ponto a ponto.
Trazer a agulha com as malhas da montagem por detrás do trabalho, colocando avesso com avesso. Trocar para agulhas DP 4.5 mm pequenas, trabalhar 1 meia da agulha da frente, *2 liga da agulha de trás, 2 meia da agulha da frente, repetir desde * até 3 do fim, 2 liga da agulha de trás, 1 meia da agulha da frente = 48 malhas. Colocar marcador, unir em circular e seguir em canelado 2/2 mais 17 carreiras.
Trocar para agulhas DP 5.5 mm e seguir em meia com aumentos a cada 8ª carreira, 1 uma malha depois do marcador e 1 uma antes até 72 malhas. Seguir a direito mais 12 nós = 57 nós até cava.
Na última carreira parar 5 malhas antes do fim, tirar as primeiras 5 e a últimas 5 malhas da carreira para um fio auxiliar e cortar o fio, deixando uma ponta de 20 cm = 62 +10 malhas.

corpo
Com a agulha de crochet 5mm, fazer cordão em ponto cadeia, com +/- 110 pts (chain edge provisional cast on).
Com agulhas 4.5 mm, montar 100 malhas nos altos da parte de trás do ponto cadeia. Trabalhar 1 carreira em liga, 1 em meia, 1 em liga.
Com outra agulha, apanhar 100 malhas na montagem provisória, desmanchando o cordão de ponto cadeia, ponto a ponto.
Trazer a agulha com as malhas da montagem por detrás do trabalho, colocando avesso com avesso. Com agulhas 4.5 mm, trabalhar 1 meia da agulha da frente, *2 liga da agulha de trás, 2 meia da agulha da frente, repetir desde * até 3 do fim, 2 liga da agulha de trás, 1 meia da agulha da frente = 200 malhas. Colocar marcador, unir em circular e seguir em canelado 2/2 mais 17 carreiras.
Trocar para agulhas 5.5 mm e tricotar *1 meia, 98 liga, 1 meia*, colocar marcador de meio de carreira,  tricotar novamente de * a *. Fazer 1 carreira as malhas como se apresentam.
Na carreira seguinte fazer, *1 meia, 10 liga, [22 gráfico, 6 liga]×2, 22 gráfico, 10 liga, 1 meia, passar marcador, repetir desde *. Continuar como definido até carreira 36 do gráfico e depois repetir da 19 à 36, a direito 52 nós até cava.
Na próxima carreira, tricotar 105 malhas, tirar as últimas 10 malhas para um fio auxiliar, continuar a tricotar até 5 malhas do fim, tirar as primeiras e as últimas cinco malhas da carreira para um fio auxiliar = 90+10+90+10 malhas.

encaixe
Na próxima carreira, unir as mangas ao corpo: tricotar as 62 malhas da manga esquerda em meia, colocar marcador, tricotar no padrão as 90 malhas da frente, colocar marcador, tricotar em 62 malhas em meia a manga direita, colocar marcador, tricotar no padrão as 90 malhas das costas, colocar marcador e unir em circular. Seguir com o padrão como definido, com mates carreira sim, carreira não: *1 meia, mate à direita, meia até 3 antes do marcador, mate à esquerda, 1 meia, passar marcador, 1 meia, 2 liga juntas, trabalhar no padrão definido até 3 antes do marcador, 2 ligas juntas loop de trás, 1 meia, passar marcador, repetir 1 vez desde * = 8 diminuições. Repetir até 136 malhas: 48 para frente e costas e 20 para cada manga, completando o último "V" do padrão mais uma carreira em cima, seguindo depois em liga com uma malha em meia de orla na frente e costas.
Iniciar decote com carreiras curtas, mantendo sempre os mates da cava raglã, mesmo que estando a trabalhar pelo avesso: trabalhar como estabelecido até 7 malhas antes do meio da frente, wrap and turn a malha seguinte, trabalhar pelo avesso até 7 malhas antes do meio da frente, wrap and turn a malha seguinte. Repetir parando a 5, 3, 2 malhas antes do wrap and turn anterior. Ficamos com 96 malhas: 38 para frente e costas e 10 para cada manga.

colarinho
Na próxima carreira, trocar para agulhas circulares 4.5 mm e começar a trabalhar em canelado 2/2, fazendo uma última sequência de mates= 88 malhas (estes mates feitos só para alinhar o canelado com os prumos das cavas, se a contagem de malhas fosse diferente podiam não ser necessários). Seguir 5 nós em canelado.
Rematar com Tubular BO: com 2 agulhas mais pequenas, seguras em paralelo, passar as malhas meia para a agulha da frente e as ligas para a agulha de trás. Cortar o fio aproximadamente 3 a 4 vezes a extensão do decote. Usando uma agulha de coser (de preferência sem bico), fechar: passar fio na malha (da agulha da) frente em liga, passar fio em meia malha (da agulha de) trás e depois repetir os seguintes passos de 1 a 4,
1 - passar em meia malha frente, tirar malha da agulha
2 - passar em liga malha frente
3 - passar em liga malha trás, tirar malha da agulha
4 - passar em meia malha trás

acabamento
Cerzir as malhas nas cavas e rematar pontas.

Podem encontrar as explicações originais aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...