terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Manta de bebé "pezinhos"


Uma amiga minha vai ter um muito desejado menino! Claro que logo que soube comecei a pensar num mimo.
O projecto eleito foi uma manta, mas para não ser uma repetição das que fiz anteriormente, fiz algo completamente diferente. Uma só cor e em tricot! Escolhi a cor laranja, para não cair no clássico azul.
Quanto ao modelo, há uns tempos vi um trabalho na Internet que aplicava o esquema dos pezinhos, originalmente de ponto cruz, numa camisola e achei o efeito interessante. Assim cá está ele aplicado numa manta.
Como o puto deve nascer na Primavera e vai viver em Viseu (um bafo no Verão), optei por fazê-la não muito grossa e relativamente pequena. Para fazer o embrulho enquanto é mesmo pequenino e depois para aconchegar no ovo.
Espero que os pais gostem e lhes dê jeito!

para mais tarde recordar...

material
5 novelos Miltons/Baby, cor #605
agulhas 5 mm

receita
Arranca-se com 136 malhas, segue-se 6 nós em mousse.
Aumenta-se 4 malhas na carreira seguinte: 3m, aumento, 7m, aumento, 116m, aumento, 7m, aumento, 3 malhas - fica-se com total de 140 malhas .

Pelo direito, marca-se 3m em mousse (orla), 8m em meia (trança), 1 m em liga (intervalo da trança para o meio do trabalho), 116m em meia, 1 m em liga (intervalo do meio do trabalho para a trança), 8m em meia (trança), 3m em mousse (orla).
A trança é feita torcendo 4/4 a cada 6º nó, pelo avesso. Atenção, as tranças não estão a torcer para o mesmo lado, as duas torcem para fora.



O desenho é feito pelo direito (o avesso é sempre em liga), com malhas em liga, seguindo o esquema, deixando 3 malhas de orla para a malha que separa o meio do trabalho da trança e inicia-se 4 nós acima da barra de mousse.
Entre os dois desenhos faz 22 nós.
E o segundo desenho faz-se invertido em relação ao primeiro.
Na passagem para os 6 nós de mousse finais, eliminam-se as 4 malhas que se aumentou antes.

Tamanho final: 95 x 60 cm

4 comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...