domingo, 21 de dezembro de 2014

Evendim




Esta camisola foi para uma colega oferecer à mana.
Digam lá se esta mana não tem muito bom gosto? :D

O modelo é "Evedim" by Julia Trice in Twist Collective. Na minha opinião, é uma camisola muito elegante e no fio e cor escolhidos, ficou uma peça muito quentinha e luminosa!

A menina que recebeu gostou e isso é o que mais importa. ;)


para mais tarde recordar...


material
agulhas 5, 5.5 e 5.5 mm circulares
10,5 novelos fio Miltons/Miltons cor#147
3 botões

receita

mangas
Montar 45 m, 2 repetições do esquema B, seguir em meia com aumentos com 3 nós de intervalo até 67 m, depois seguir mais 8 nós a direito até cava (49 nós em meia). Retirar as malhas para um fio auxiliar.

corpo
Nota: feito em circular
Montar 198 m, 9 repetições do esquema. Na passagem para meia, eliminar 22 m distribuídas a toda a volta - ficam 176 m. Segue 5 nós a direito, ao 6º fazer 4 pares de mates: 20 meia, *1 mate à direita, 1 mate à esquerda, 40 meia,  repete desde * 2 vezes,  1 mate à direita, 1 mate à esquerda, 20 meia.
Repetem-se os mates mais 2 vezes, alinhados com os anteriores, deixando 5 nós de intervalo. Segue a direito mais 10 nós e ao 11º fazem-se 4 pares de aumentos (torcidos, um para cada lado), alinhados com os mates, deixando 2 malhas centrais entre cada par. Repetem-se os aumentos mais 2 vezes, alinhados com os anteriores, com 5 nós de intervalo. Segue a direito mais 3 nós até cava.

topo
No inicio da carreira do corpo, matar 4 malhas, seguir 81 malhas até 4 malhas antes do meio + 1a da carreira (de maneira a centrar o padrão da base), matar 4 malhas. Inserir a 1ª manga eliminando 5 malhas em cada margem. Matar 4 malhas no corpo, seguir 79 malhas até 4 malhas antes do final da carreira, matar 4 malhas. Inserir a 2ª manga eliminando 5 malhas em cada margem. Fazer uma carreira em meia.
Na carreira seguinte, iniciar os mates da cava raglã, com a seguinte marcação: [3 meia, mate à esquerda, 71 meia (frente), mate à direita, 3]+[2 meia, mate à esquerda, 48 meia (1ª manga),  mate à direita, 3]+[2 meia, mate à esquerda, 71 meia (costas), mate à direita, 2]+[3 meia, mate à esquerda, 48 meia (2ª manga),  mate à direita, 2 meia]. Entre parêntesis rectos estão as malhas que correspondiam respectivamente a: metade da frente do corpo, 1ª manga, metade das costas do corpo, 2ª manga.
Segue com uma sequência de mates por nó até completar 5 nós (4 nós de mates + 1 da carreira da união das partes).
Abrir o trabalho para acrescentar as palas dos botões - passa de circular para idas e voltas. No final da carreira pelo direito (onde se fez os mates), aumentar 5 malhas por detrás das 5 malhas de intervalo dos mates da 2ª manga e frente. Virar o trabalho. Entre as 5 malhas que se aumentou, vamos aumentar mais 5 malhas torcendo o fio - estas 10 malhas vão ser trabalhadas como canelado falso, ou seja, pelo direito canelado 1/1, pelo avesso, liga na liga, passar a malha em liga sem fazer, com o fio por trás, na meia. Segue em liga até 5 malhas antes do fim. Estas malhas correspondem às 5 malhas de intervalo dos mates da 2ª manga e frente. Aqui fazer 5 aumentos entre elas - estas 10 malhas também vão ser trabalhadas como canelado falso.
Seguir com 10 + 10 malhas de margem em canelado falso e a fazer os mates da cava raglã até ficarem 85 malhas (29+5+6+5+29+5+6) + 10x2 de orla = 24 nós total de cava. Fazer uma casa na última carreira pelo avesso.

gola
Manter as 10 + 10 malhas de orla, mas virar o direito/avesso do canelado falso e aumentar 15 m distribuídas de maneira a ficar com 100 m (4,5 repetições do esquema - 22 x4 + 12). Segue o esquema por 3 níveis (44 carreiras).
Passa tudo a canelado falso, ou seja, pelo direito, aumentar uma malha por cada uma que se apresenta, saltando à 8ª (ou seja, na 8ª malha, em vez de se aumentar uma malha, faz-se a seguinte como liga). Seguir 5 nós. Rematar, fazendo juntas cada par de malhas meia/liga, indo a meia apanhar a liga de modo a "esconde-la".

Podem encontrar as explicações na tradução em ru e gráficos aqui: pág.1, pág.2, pág.3, pág.4, pág.5, pág.6, pág.7




2 comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...